UniFil é a campeã do Ideathon Desafio Geros, com solução de saúde para pessoas acima de 50 anos

Edson Pereira, reforço acima de 50 anos, alunos campeões da Ciência da Computação e professores Sergio Tanaka e Simone Tanaka: mais uma conquista da UniFil em maratonas tecnológicas de inovação

A UniFil é a campeã do Ideathon Desafio Geros com a melhor solução tecnológica e inovadora para situações do dia a dia de pessoas acima de 50 anos. A equipe Unildade, de alunos de Ciência da Computação, desenvolveu um aplicativo de acompanhamento integrado e inteligente em diversos aspectos da saúde física e mental. Entre as principais características da ferramenta estão o monitoramento contínuo de batimentos por minuto (BPM), de níveis de oxigenação sanguínea, da pressão arterial, registro de acidentes, quedas e outras dificuldades enfrentadas na terceira idade.

A plataforma de gerenciamento de saúde oferece ainda serviços e anotações como agendamento e acesso fácil a consultas médicas, localização rápida de farmácias, hospitais e outros serviços nas imediações, alertas e lembretes para o horário correto de tomar medicamentos, vitaminas e suplementos, dicas de lazer, entretenimento, atividades físicas e recreativas, eventos, viagens e mais opções para o cotidiano das pessoas. A ideia é que os dispositivos atendam as necessidades em tempo real, enviando dados e recebendo respostas com agilidade.

Além dos seis alunos, a equipe teve a presença de um integrante com mais de 50 anos para cumprir a regra do Ideathon Sou Geros. O reforço veio do senhor Edson Pereira, pai do acadêmico Eron Ponce Pereira – o líder do time. Também participaram do grupo campeão Alexander Ueno dos Santos, Maria Eduarda Gomes Konopka, Marianni Artoni dos Santos, Rafael Haruo Nakagawa Hoshino e Kawan Shigueo Watanabe. O coordenador dos cursos de Computação, Sérgio Tanaka, e a professora Simone Tanaka acompanharam a apresentação vencedora e a comemoração na última sexta-feira (dia 5), no campus da PUC.

Para formatar a solução inovadora, os membros da Unildade pesquisaram estudos recentes indicando que 50% dos medicamentos prescritos para doenças crônicas não são tomados corretamente. “O problema resulta em sérias consequências para a saúde dos idosos, como demonstra a estatística de que um terço das hospitalizações está relacionada ao uso inadequado de medicamentos. Além disso, um em cada quatro idosos sofre uma queda anualmente, muitas vezes devido a problemas relacionados à medicação” – argumentam os alunos da UniFil. Eles informam que os dados foram publicados pelo American Journal of Medicine e corroborados pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC).

A competição reuniu 60 participantes divididos em oito equipes. O Ideathon fez parte do Festival Sou Geros, que enfocou a longevidade no Paraná. “A diferença de idade entre os membros gerou conflitos positivos e estimulou os times a desenvolverem ideias que não imaginariam sem a maratona. A inovação depende de muitas perspectivas e quanto mais visões, maior a chance de sair do comum”, relata a Ana Paula Murakawa, representante da Decola Startup School, que organizou o Desafio Geros com apoio da APL de TIC, TI Paraná, Abratic, SESI, Sebrae, Londrina Inteligente e Estação 43.