UniFil e APL de TIC desenvolvem plataforma de informações e interação entre os membros

Victor Martins, diretor da parceira CLICK2PAY, e professor Sergio Tanaka: interação da universidade com o mercado

A Computação da UniFil está desenvolvendo em parceria com a Governança da APL de TIC e a empresa CLICK2PAY uma plataforma online para fornecer informações relevantes e melhorar a comunicação entre membros do Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Paraná. O ambiente exclusivo do projeto “Controle de Gestão de Conhecimento para Arranjos Produtivos Locais” vai potencializar recursos administrativos estruturados e garantir uma experiência coesa e intuitiva ao usuário.

A equipe da UniFil é formada pelos coordenadores dos cursos de Computação Sergio Tanaka, do Núcleo de Prática de Informática (NPI) professor João Vitor da Costa Andrade, alunos Eron Ponce Pereira, Matheus Vinícius Pires da Silva Garvão e Pedro Gabriel Xavier Veiga. O grupo está formatando as alterações e novas implementações na plataforma. O principal objetivo da plataforma é fortalecer a interação entre os integrantes do APL de TIC, centralizar dados importantes, promover a colaboração e o engajamento.

A falta de uma plataforma de dados prejudica o acesso a informações e à organização de atividades, além de dificultar a eficiência, a participação e a interação dos membros. O desenvolvimento do sistema será baseado em metodologia estruturada, que inclui levantamento de requisitos, design, implementação, testes, manutenção e aprimoramento contínuo. Práticas ágeis serão utilizadas para garantir a entrega incremental e a adaptação conforme necessário ao longo do projeto – explicam a equipe da UniFil e os dirigentes do arranjo produtivo.

A expectativa é que a médio e longo prazos o projeto possa ser utilizado pelas 11 governanças setoriais de Londrina para a gestão do conhecimento. A presidente do APL TIC, Ana Paula Murakawa, lidera a iniciativa juntamente com o vice-presidente Lacier Dias, o diretor de comunicação Anderson de Souza Goes, o primeiro secretário Yuri Mostagi e o segundo secretário Nakano Jr. O desenvolvedor do mockup inicial da plataforma é o profissional Victor Martins, da CLICK2PAY.

Professores Sergio Tanaka, João Vitor, alunos Eron e Mateus com dirigentes do APL de TIC: Ana Paula Murakawa, Lacier Dias e Nakano Junior