UniFil e Cocriagro montam fazenda inteligente para mostrar tecnologia e inovação na olericultura

Reunião de trabalho para organização da Smart Farm no Campus Palhano: Raphael Tait (MKT), Fernanda Fassula (Governança de Ensino Superior), Ludmila Bailoni (Reitoria), Leandro Magalhães (Coordenador de Extensão), Fábio Suano de Sousa (coordenador de Agronomia) e Tatiana Fiuza (CEO do Cocriagro)

 

A Smart Farm vai apresentar novas tecnologias e resultados de ações inovadoras desenvolvidas por startups para potencializar a olericultura e ampliar os ganhos de produtividade e renda aos agricultores que cultivam hortaliças. A UniFil e o Cocriagro – Hub de Inovação já trabalham na montagem da “fazenda inteligente” no Campus Palhano. O dia de campo está programado para os dias 27 e 28 de outubro.

Sistemas de monitoramento e insumos biológicos serão algumas das atrações da vitrine tecnológica. Em área de 5 mil metros quadrados, professores e alunos de Agronomia da UniFil iniciaram a preparação do terreno para a implantação das culturas, onde empreendedores de startups ligados ao Cocriagro demonstrarão soluções inovadoras.

A Smart Farm está aberta a parceiros como cooperativas e empresas do agronegócio, que poderão participar como patrocinadores da iniciativa. “A olericultura é forte na região de Londrina e pode crescer com tecnologia e mais rentabilidade” – diz o professor doutor Fabio Suano de Sousa, coordenador de Agronomia.

A “fazenda inteligente” também aproxima a universidade do hub de inovação. “É uma troca de experiência necessária. A UniFil como instituição de ensino, ciência e tecnologia promove a interação com o ambiente de inovação e aproxima os alunos ao que tem de mais recente em tecnologia das startups” – afirma Tatiana Fiuza, CEO do Cocriagro. “Muitos pensam que a tecnologia só está disponível para grandes fazendas. Não é bem assim, já existe muita solução disponível para a agricultura familiar, como na olericultura e na produção de orgânicos. A intenção é sensibilizar produtores sobre os recursos tecnológicos e suas aplicações, para torná-los mais acessível” – acrescenta.

O dia de campo da Smart Farm tem o incentivo do Governo do Estado pelo Programa de Apoio a Ambientes Promotores de Inovação, mantido pela Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Governo do Paraná, Fundação Araucária e Sebrae-PR.

You Might Also Like

Leave a Reply