UniFil e Governo do Paraná renovam convênio para atender animais silvestres no Hospital Veterinário

Pró-reitora Magali Roco, reitor Eleazar Ferreira, secretário Everton Souza e gerente regional do IAT Walter Helmuth Echert Junior

A UniFil e o Governo do Paraná renovaram convênio para garantir o atendimento do Hospital Veterinário como Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS) nos próximos cinco anos. A parceria assegura acolhimento, tratamento e reabilitação de animais vítimas de tráfico, comércio ilegal, maus tratos, cativeiro irregular e abandono, resgatados no Norte e Norte Pioneiro pelo Instituto Água e Terra (IAT), Polícia Militar, Força Verde e outros órgãos ambientais. O reitor Eleazar Ferreira e o secretário de Desenvolvimento Sustentável do Estado, Everton Souza, assinaram sexta-feira (dia 19) o documento que estende a parceria até julho de 2029. O HV é o único credenciado na região de Londrina.

O convênio estabelece o repasse de R$ 2 milhões pelo governo estadual ao longo dos cinco anos. “A continuação dessa parceria é muito importante. A UniFil é uma instituição com história na região de Londrina. O aporte vai permitir que o CAFS tenha recursos materiais e equipamentos para prosseguir com tranquilidade no atendimento à fauna silvestre. É uma proposta que traz benefícios para o Estado, a Universidade e os animais”, afirmou o secretário Everton Souza. “O Hospital Veterinário da UniFil é o anjo da guarda, salva muitas espécies que chegam em condições bem graves. O CAFS de Londrina pode ser considerado o melhor do Paraná” – acrescentou o gerente regional do IAT Walter Helmuth Echert Junior.

O reitor agradeceu ao governador Ratinho Junior e ao secretário Everton Souza pela confiança. “É um reconhecimento ao trabalho do Hospital Veterinário. A UniFil iniciou como voluntária no atendimento a animais silvestres e exóticos, o projeto se consolidou e conquistamos essa parceria com o Governo do Estado. São milhares de procedimentos, o HV ganhou relevância em todo o Paraná e o CAFS se fortaleceu na proteção da fauna. Abrimos novas frentes na formação de alunos, capacitando-os para atuação na área de silvestres, além de ampliar oportunidades de pesquisa e desenvolvimento da ciência” – ressaltou Eleazar Ferreira.

Reitor Eleazar Ferreira e secretário de Desenvolvimento Sustentável Everton Souza celebram convênio por mais cinco anos com repasse de R$ 2 milhões para atendimentos no HV

O HV da UniFil atendeu mais de 5.000 animais silvestres e exóticos de várias espécies na primeira etapa do convênio com o Governo do Estado. Somente no primeiro semestre deste ano foram 660 atendimentos. O trabalho da equipe e a estrutura do HV permitiram salvar a maioria dos internados, num índice de resolutividade superior a 90%. Onça parda, jaguatirica, lobo guará, tamanduá bandeira, tamanduá mirim, cachorro e gato selvagens, porco espinho, macaco, ema e diversos tipos de aves foram alguns dos animais tratados no Hospital Veterinário da UniFil e recuperados para voltar à natureza ou a santuários.

Também participaram do evento de assinatura do convênio a bióloga chefe do IAT Jussiane Barbosa, o agente de fauna do IAT Rafael Bachega Piornedo, a pró-reitora de Pós-Graduação e Extensão Magali Roco, a médica veterinária coordenadora do HV Daniele Martina, gestores, coordenadores de cursos e professores da UniFil.

Bióloga chefe do IAT Jussiane Barbosa, médica veterinária e coordenadora do HV Daniele Martina e agente de fauna do IAT Rafael Bachega Piornedo