UniFil é parceira em projeto de educação patrimonial para professores municipais

Grupo em frente ao Museu Histórico de Londrina: professor Leandro Henrique Magalhães coordena projeto para valorizar patrimônio cultural e identidade da cidade.

A UniFil é parceira no projeto “Patrimônio Cultural e Identidades: Oficina Criativa em Educação Patrimonial” que capacita 35 professores da rede municipal de ensino para compartilharem em sala de aula temas relacionados a patrimônio, história, memória, identidade e pertencimento. O projeto coordenado pelo professor Leandro Henrique Magalhães, doutor em História, reúne equipe multidisciplinar formada pela educadora Eliane Aparecida Candoti (da Secretaria Municipal de Educação e especialista em História), cineasta e produtor cultural Caio Cesaro (ex-Secretário de Cultura de Londrina) e Ketlin Kauane Correa de Góes, historiadora que inclusive contribuiu na produção do e-book e documentário comemorativo dos 50 anos da UniFil.

Com oficinas presenciais de cinco horas, a cada 15 dias, os professores recebem conteúdo teórico, participam de abordagens práticas e desenvolvem atividades que são aplicadas em sala de aula, fechando o ciclo de aprendizado e socialização de experiências e resultados. O projeto aprovado pelo PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura), da Prefeitura de Londrina, tem apoio da UniFil na cessão de espaço para as capacitações e na certificação dos participantes. Além do impacto direto nas escolas, o culminará na criação de um e-book e na realização de uma exposição de banners para a comunidade.

O professor Leandro Magalhães diz que “o projeto é especialmente relevante no contexto das comemorações dos 90 anos de Londrina, ao reforçar a importância de temas como memória, identidade e pertencimento”. E acrescenta: “A educação patrimonial é uma ferramenta essencial para promover o entendimento e o respeito às raízes culturais da nossa cidade. Este projeto não apenas capacita os professores, mas também incentiva uma reflexão profunda sobre o nosso patrimônio e como ele se conecta com nossa identidade coletiva.”

Magalhães destaca que a iniciativa reafirma o compromisso de Londrina com a preservação e valorização de sua história, “além de promover um debate necessário sobre a educação patrimonial em tempos de rápidas transformações urbanas e sociais”.

Professores da rede municipal de ensino em atividades na UniFil: conteúdo teórico e abordagens práticas para aplicar experiências e resultados em sala de aula.

 

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