UniFil realiza primeiro hackathon da região com enfoque em soluções inovadoras para a educação

A UniFil realiza o Hackathon Educatech com a participação de estudantes e profissionais que vão desenvolver projetos inovadores para a educação, o primeiro da região de Londrina com enfoque nessa área. Talentos da UniFil, UEL, PUC, Unicesumar e Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) de Assaí disputam a maratona, formando 14 equipes no desafio de propor soluções criativas e aplicáveis no cenário educacional. As atividades começam nesta sexta-feira (dia 24), às 18 horas, e prosseguem no sábado no auditório do Campus Ipolon 2. A procura que esgotou as vagas para grupos concorrentes reforça o prestígio da UniFil e o envolvimento da comunidade acadêmica regional nas ações de tecnologia, inovação e empreendedorismo.
O Hackathon Educatech está organizado em quatro eixos: Organização pedagógica – desenvolvimento de ferramentas para otimizar a elaboração de horários e a distribuição de docentes; Aproveitamento e equivalência de estudos e competências – soluções que facilitem o reconhecimento de saberes e a mobilidade acadêmica; Comunicação geral – criação de sistemas eficientes de notificações e alertas para engajar toda a comunidade acadêmica; e Desafios da inclusão, acessibilidade e tecnologia assistiva – desenvolvimento de tecnologias para promover uma educação mais inclusiva e acessível a todos.
Mentores especializados vão orientar as equipes nos aspectos técnicos e de negócio. As melhores soluções recebem premiação e as equipes vencedoras também ganham a oportunidade de incubar os projetos e dar os primeiros passos para transformá-los em startups no mercado educacional. O Hackathon Educatech tem apoio do Governo do Estado do Paraná, por meio da Fundação Araucária e das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
O evento é organizado pelo Grupo Gestor de Inovação da UniFil, formado por: professor Sergio Tanaka, gestor da UniFil Tech e coordenador dos cursos de Computação; professora Anelise Franciosi, pró-reitora de Graduação; gestora Fernanda Clivati Fassula, coordenadora de Avaliação e Ouvidora; Ludmila Fratucci Bailoni, chefe de gabinete da Reitoria; e professor Leandro Magalhães, procurador institucional da UniFil. Conta com o apoio dos alunos bolsistas Rafaela Kwinee Silva da Cunha e Felipe Caldeira Akryghti (ambos de Engenharia de Software) e a pesquisadora Mariana Marques Bertozzi (em pós-doutorado e associada à UniFil Incubadora de Startups). As empresas parceiras são Nissin Foods, Apetit Serviços de Alimentação, InFlux, HandKeys Imobiliária, Instituto ESPE, Dr. Rafael Alvez e RedBull.
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.