UniFil supera marca de 1.000 alunos nos cursos de Computação
Os cursos de Computação ultrapassam a marca de 1.000 alunos e consolidam a UniFil como uma das instituições com o maior número de estudantes na área, em todo o Paraná. São quatro graduações de prestígio entre as bigtechs e demais empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que garantem aos jovens acesso praticamente imediato a estágios remunerados e vagas de empregos desde o primeiro ano dos cursos. A procura pelos cursos segue aumentando e a previsão é de chegar a 2025 com mais de 1.600 alunos.
“Temos um índice quase total de empregabilidade, mais de 90% dos nossos alunos asseguram colocação no mercado de trabalho. Mantemos convênios e parceria com as principais multinacionais, participamos das iniciativas do ecossistema de TIC e oferecemos aos estudantes as melhores oportunidades nas profissões. Somando o talento dos jovens, a formação qualificada e a qualidade dos cursos, a UniFil desponta no segmento de tecnologia” – diz o professor Sérgio Tanaka, coordenador do colegiado de Computação.
A UniFil é pioneira no Norte do Paraná no ensino superior em TI e vai completar em agosto 43 anos do curso de Computação – que começou como Processamento de Dados e evoluiu de acordo com as necessidades de formação profissional. Na modalidade presencial, tem Ciência da Computação e também Engenharia de Software. E na educação a distância, além de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e o mais recente Ciências de Dados e Inteligência Artificial – ambos em EaD. Todos reconhecidos com conceito máximo do Ministério da Educação (MEC).
Os alunos contam com oito laboratórios, 10 Salas Maker, Sala Google, Núcleo de Prática de Informática (NPI), Centro de Inteligência Artificial, equipamentos modernos, treinamento gratuito para certificações das maiores companhias mundiais e uma rede internacional de networking. A Semana Tecnológica tem anualmente mais de 60 empresas e instituições participantes, que fazem do evento um momento de recrutamento e contratação de jovens.
“Londrina é um polo de empresas de TIC que sempre estão em busca de profissionais qualificados, existe grande quantidade de vagas de emprego. Temos na cidade unidades de bigtechs como a indiana TCS Tata, a francesa Atos, as americanas CSG e Trimble, além de outras multinacionais. Grandes empresas nacionais como Cooperativa Integrada, Grupo Muffato e Bis2Bis, entre outras, também investem em talento e inovação. O cenário é muito favorável e os cursos de Computação da UniFil superam as expectativas na formação de jovens” – afirma Sergio Tanaka.
O coordenador aponta também o compromisso de desenvolvimento de softskills nas graduações, ampliando habilidades de comportamento, relacionamento, solução de problemas e outras virtudes bastante exigidas atualmente no ambiente de trabalho. E cita o envolvimento de alunos em hackathons, conquistando premiações em todas as competições locais. “É um conjunto de fatores que faz da UniFil a universidade mais procurada por jovens que querem rápida colocação e carreira sólida” – salienta o professor Tanaka.
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.