A carreira para se tornar um cozinheiro profissional

cozinheiro profissional

Essa é uma profissão muito gratificante, mas muito exigente. Por isso, para se tornar um cozinheiro profissional, é necessário muito estudo e dedicação. Entenda melhor a profissão, a importância da formação e as oportunidades que a área oferece

Que a gastronomia é uma arte, todo mundo já sabe. Mas como transformar essa arte em algo rentável e que te dê muito prazer em trabalhar?

É sobre isso que vamos falar hoje, afinal de contas, nem todo mundo que se forma em gastronomia se torna um Chef

O cozinheiro profissional

A primeira pergunta que você precisa fazer para ser um cozinheiro profissional é se você realmente gosta de cozinhar, se você é capaz de passar, 8, 10, 12 ou até 20 horas em uma cozinha.

Sim, a profissão de cozinheiro, apesar de ser uma das mais gratificantes, é uma das mais exigentes. Por isso, muito além de saber cozinhar, é necessário que o cozinheiro estude muito! É fundamental aprender todos os conceitos básicos dessa belíssima profissão.

O cozinheiro deve respeitar as regras de higiene e segurança, ter noções de gerenciamento para comandar a cozinha, conhecimento teórico e dominar técnicas de cocção para desenvolver receitas e cardápios.

A importância da formação e da experiência

Algumas pessoas são verdadeiras artistas na transformação dos alimentos, mas isso não é uma regra para se tornar um cozinheiro, pois qualquer pessoa pode aprender a cozinhar, basta ter dedicação e disciplina.

Os cursos de formação superior dão uma excelente base para quem quer se tornar um cozinheiro profissional, pois abordam todas as áreas no universo gastronômico. No entanto, nenhuma escola ou faculdade te formará para chef, afinal de contas, Chef é cargo e não profissão.

Sendo assim, como em qualquer formação, é necessário conhecer todas as áreas de atuação. Faça o máximo de estágios possíveis, passe por todas as praças de um restaurante. É importante construir experiências para entrar no mundo do trabalho.

Muitos Chefs renomados hoje, começaram lavando pratos em restaurantes, mas sempre atentos às oportunidades, foram aprendendo e crescendo para chegarem onde estão.

As oportunidades

Um bom cozinheiro sempre terá trabalho, seja no Brasil ou em outro país. Aliás, este é um fator que tem atraído cada vez mais jovens para esta área, a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo, fazendo o que gosta e sendo bem remunerado.

Outra vantagem com relação à profissão, é que você não precisa atuar necessariamente em restaurantes. Você pode trabalhar como cozinheiro autônomo sendo um Personal Chef, dando aulas de culinária, trabalhando em navios ou cozinhando em casa. Opções é o que não faltam, basta exercer a criatividade!

Segundo Brillat-Savarin: “a descoberta de uma nova receita faz mais pela felicidade do gênero humano do que a descoberta de uma estrela”.

Se você deseja ser um cozinheiro profissional, estude, pratique, seja dedicado, tenha disciplina, planejamento, organização e acima de tudo ame o que você faz! Gastronomia é arte, é ciência, é amor, é paixão… seja um profissional de sucesso neste universo encantador!

Espero que este texto tenha te ajudado. Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais! 

  • Por Profª. Cláudia Oliveira

BÔNUS:
Como harmonizar bebidas e doces com a chef Cláudia Oliveira


Siga a UniFil nas redes sociais:
FACEBOOKINSTAGRAM  | YOUTUBE | LINKEDIN | TWITTER

You Might Also Like