A importância da saúde emocional no seu desempenho
A saúde emocional tem papel fundamental no bem-estar e no desempenho durante as atividades diárias. Entenda a importância de cuidar e mantê-la sempre em dia
Muito se fala em trabalho e estudo, mas pouca atenção se dá à saúde emocional. Estar bem consigo mesmo, sabendo equilibrar as emoções é o que proporciona mais desempenho para exercer com excelência as atividades do dia a dia.
E é sobre isso que vamos conversar hoje. Continue a leitura para conferir mais sobre a importância da saúde emocional e como colocá-la em prática. Vamos lá?
Antes de tudo: o que é saúde emocional?
Saúde emocional corresponde à capacidade de controlar as funções psíquicas, ou seja, a capacidade de administrar as próprias emoções, resultando, dessa forma, em um sentimento de bem-estar, onde os objetivos são atingidos e é possível viver uma vida plena.
É claro que sentimentos como: ansiedade, medo, tristeza e até mesmo raiva são normais e acabam fazendo parte do nosso dia a dia. Não temos como fugir disso.
O problema está quando esses sentimentos ultrapassam a normalidade e começam a afetar o nosso desempenho tanto na vida pessoal quanto na profissional, gerando, por exemplo:
- Transtornos de ansiedade;
- Tristeza;
- Estresse;
- Cansaço excessivo;
- Insônia;
- Baixa concentração;
- Baixo desempenho.
É neste momento que precisamos entrar com ajuda para controlar as nossas emoções e manter a saúde emocional.
Por que é importante se preocupar com a saúde emocional?
Simplesmente para ter mais qualidade de vida.
Quando a nossa saúde emocional está em dia, passamos a ver diversos benefícios na rotina, como:
- Maior controle e habilidade para lidar com situações de estresse e também emoções extras que podem surgir;
- Mais flexibilidade a novidades e mudanças;
- Mais equilíbrio, entendendo o que faz bem ou não para nós;
- Mais autoconfiança.
Juntando todos esses benefícios, passamos a ter mais satisfação em realizar as nossas atividades diárias, o que, consequentemente, melhora o nosso desempenho e a nossa vontade de evoluir em qualquer aspecto da vida.
Como cuidar da saúde emocional?
1) Atenção principal ao seu emocional
Cultive a sua autoestima, fazendo coisas que gosta e rejeitando pensamentos negativos. Lembre-se que somos seres humanos, erramos e temos as nossas imperfeições, não deixe isso te estagnar.
Olhos atentos também às preocupações em excesso. Deixe para se preocupar apenas na hora certa.
Em relação ao estresse, saiba identificar o que te aborrece e sempre que possível, dê um tempo para colocar as ideias no lugar.
2) A saúde física também é importante
Os cuidados devem se estender ao corpo. Busque por uma alimentação saudável e equilibrada, beba bastante água, priorize uma boa noite de sono e separe um tempo na sua rotina para fazer uma atividade física que goste e, claro, descansar. O ócio também é importante.
3) Boas relações sociais e familiares ajudam muito
Conviver bem com o próximo, criar vínculos e reunir-se com as pessoas que gosta são atitudes que fazem toda a diferença e ajudam absurdamente a manter a saúde emocional. Essas relações fazem muito bem, nos distrai e reforça que não estamos sozinhos.
4) No trabalho, a atenção é redobrada
Garantir a satisfação no trabalho é fundamental, fazendo algo que gosta, se relacionando bem com os colegas e escolhendo uma empresa que tem os mesmos valores que você. Não se esqueça de que nada é definitivo: se não está feliz, tente outro caminho.
Em caso de dúvidas, procure a ajuda de um profissional capacitado, ele poderá te orientar da melhor maneira e de acordo com as suas necessidades.
Este conteúdo te ajudou? Conte aqui nos comentários!
Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais. Você pode ajudar mais pessoas a identificarem a importância da saúde emocional
Siga a UniFil nas redes sociais:
FACEBOOK | INSTAGRAM | YOUTUBE | LINKEDIN | TWITTER