Agronomia e Engenharia Civil conquistam 2⁠º lugar no Hackathon do agronegócio, na ExpoLondrina

Equipe FarmGuard, vice-campeã: Enzo Furlaneto Turquino Vezozzo (3º ano de Engenharia Civil da UniFil), João Otávio Gonçalves dos Santos (3° ano de Agronomia da UEL), ⁠Letícia de Figueiredo Meneguetti (3° ano de Engenharia Civil da UniFil) e Caetano Furlaneto Turquino Vezozzo (2º ano de Agronomia da UniFil)

A equipe FarmGuard, com dois alunos de Agronomia e dois de Engenharia Civil, conquistou o segundo lugar no Hackathon Agritech (Smart Agro) da ExpoLondrina. A competição reuniu no final de semana 30 equipes de várias universidades e a UniFil mais uma vez se destacou na maratona de soluções tecnológicas para o agronegócio. O time de talentos voltou para casa com a premiação de R$ 1 mil e apoio institucional da Sociedade Rural do Paraná, Sebrae e outras entidades para transformar a ideia em negócio. Os vencedores são os irmãos Caetano Turquino Vezozzo e Enzo Turquino Vezozzo, Letícia de Figueiredo Meneguetti e João Otávio Gonçalves dos Santos.

A proposta inovadora é uma ferramenta para o produtor rural identificar nas lavouras de soja fitopatógenos do solo (nematóide e fungos), de forma precoce, visando reduzir riscos, melhorar o desenvolvimento e obter mais produtividade. “Atualmente, o agricultor percebe o problema quando já está tendo prejuízo. Nossa ideia é criar um kit de alta praticidade para o próprio produtor fazer o teste sobre a presença de fitopatógenos” – diz Caetano Vezozzo. “Pesquisamos e validamos a possibilidade de constatar por meio de processos bioquímicos, com amostras das plantas de soja”, acrescenta.

Com o reconhecimento no Hackathon Agritech o grupo vai procurar o Sebrae para análise de viabilidade comercial e empresarial. “Os avaliadores receberam muito bem o projeto. Estamos com boas expectativas”, comenta Caetano. Os coordenadores de Agronomia e Engenharia Civil, Fábio Suano de Souza e Carolina do Nascimento Alvim, parabenizam os alunos pela criatividade, conhecimento técnico e capacidade de inovar no agronegócio, segmento que conta com institutos de pesquisa, cooperativas e empresas que há décadas desenvolvem ciência, tecnologia e inovação.