Alunos e docentes aprendem sobre uso de drone na Arquitetura e na Engenharia

Alunos e professores da UniFil e UEL em aulas teóricas e atividades práticas: capacitação em métodos e instrumentos avançados que garantem eficiência e produtividade em projetos e obras

Alunos e professores de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil têm a oportunidade de aprender sobre a operação e o uso de drones para captar imagens aéreas em mapeamento de áreas, geoprocessamento, construções de grande porte e outras atividades. É uma das ações do projeto de extensão “Capacitação e Atualização Profissional”, uma parceria da UniFil e UEL (por meio do Departamento de Geologia e Geomática do Centro de Ciências Exatas). Quatro grupos com cerca de 90 participantes já passaram pelos cursos prático e teórico, em abril, e novas turmas vão ser abertas a partir de agosto.

O projeto também enfoca outros dois temas: práticas e atualizações em modelagem BIM (Building Information Modeling) e geoprocessamento de dados com o software QGIS. O BIM é um processo de gestão de obras que utiliza meios digitais em projetos e execução de construções. O sistema QGIS facilita mapeamentos e levantamentos geográficos. “São instrumentos avançados que garantem mais eficiência e produtividade. O mercado requer profissionais habilitados nessas ferramentas. O projeto de extensão aproxima os alunos de inovações e práticas das profissões e dos negócios” – diz a coordenadora de Arquitetura e Urbanismo, professora Raquel Salla, que supervisiona as atividades juntamente com docentes da UEL.

Os participantes do treinamento sobre drones tiveram aulas teóricas no Campus Sede, abordando aspectos legais de autorização de voos, coleta, processamento e utilização de imagens em trabalhos profissionais. Já as práticas ocorreram no Campus Palhano com acompanhamento, controle de voos e captação de imagens por Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs). Os instrutores foram os professores Luciano Nardini Gomes e Guilherme Alves de Oliveira, da UEL, e o doutorando Agostinho Prado Alves Junior.

O coordenador do projeto pela UEL, professor Paulo Adeildo Lopes (que já foi docente da UniFil), ressalta que a boa relação entre as instituições que fortalece a formação dos alunos e amplia o conhecimento dos docentes.