Centro de Inteligência Artificial vai produzir tecnologia e inovação

📸 Reitor fala no pré-lançamento da Centro de IA, sexta-feira na Sala Google: agregar inteligência das universidades.

Por: Assessoria de Imprensa da UniFil

Centro de Inteligência Artificial é mais um avanço da UniFil nas áreas de tecnologia e inovação, fortalecendo a formação de profissionais qualificados para o mercado e abrindo perspectivas de negócios com o segmento industrial. O projeto representa também a integração da UniFil com as universidades Federal de São Carlos (UFSCar), Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Estadual de Londrina (UEL).

A intenção é reunir pesquisadores, professores e alunos de Computação e outras áreas para criar soluções de IA e atender necessidades específicas de indústrias e outras empresas. “Fizemos o pré-lançamento, vamos mostrar toda capacidade de desenvolver pesquisas e suprir a demanda do setor produtivo por novos recursos tecnológicos. As empresas sempre buscam instrumentos para modernizar suas atividades. O Centro de Inteligência Artificial nasce para fornecer tecnologia e inovação”, diz o reitor Eleazar Ferreira.

“Como o mundo está cada vez mais colaborativo, é importante agregar a inteligência da UniFil, UFSCar, UTFPR e UEL num trabalho conjunto para oferecer resultados e promover a evolução de Londrina, da região e principalmente do ser humano”, destaca. “Bilhões de pessoas usufruem de tecnologia e de recursos da Inteligência Artificial, mas poucas produzem. O desenvolvimento de pesquisas e novos produtos exige conhecimento, talento e senso de oportunidade”, acrescenta.

O professor Orides Morandin Junior, que atua com automação industrial e IA na UFSCar, diz que a parceria segue o Business Model. “O Centro vai mapear as dores das empresas e vislumbrar oportunidades para a academia buscar soluções. Vamos inverter o jogo, com produção científica direcionada ao setor produtivo, à sociedade e às pessoas”, relata. Doutor em Engenharia Mecânica, ele coordena na Universidade Federal de São Carlos o Tear – Laboratório de Estratégia de Automação – que envolve instituições no Brasil, Itália, Bélgica e Alemanha.

O professor da UTFPR Danilo Sipoli Sanches, pós-doutor em Ciência da Computação, ressalta que o Centro de IA da UniFil é uma iniciativa de grande relevância para o ecossistema de tecnologia e inovação do Norte do Paraná. “A integração de instituições públicas e privadas é um passo fundamental para a região na capacitação de alunos e no meio produtivo. Várias empresas já utilizam IA aplicada aos negócios, em setores como agropecuária, indústria e saúde, entre outros”, cita.

O professor doutor Jacques Brancher, coordenador de pós-graduações em Machine Learning e Big Data na UEL, salienta que é preciso unir forças para reter talentos. “O Centro de IA coloca as universidades num objetivo comum de qualificar pessoas e mostrar o que Londrina tem de melhor”, afirma. O presidente do APL de TIC de Londrina, Ronaldo Cousa, complementa: “Com a parceria entre as universidades surge a conexão para superar desafios.”

O pró-reitor de Graduação da UniFil, Lupercio Fuganti Luppi, e o coordenador dos cursos de Computação, professor Sergio Tanaka, articularam com o reitor a criação do Centro de IA e vão liderar as ações pela instituição. Ambos estão fazendo doutorado com orientação do professor Orides Morandin Junior, da UFSCar. “Nossos alunos já fazem a diferença no mercado. Agora vamos ampliar a qualificação e trabalhar para levar a pesquisa acadêmica para as indústrias”, declara Luppi.

📸 Reitor Eleazar Ferreira com professores Orides Morandin Junior (UFSCar), Jacques Brancher (UEL) e Danilo Sanches (UTFPR): parceria entre instituições.

📸 Joseval Braga (gerente de TI), pró-reitor Lupercio Luppi, Lucio Kamiji (TI Paraná), professor Sergio Tanaka, Ronaldo Cousa (APL de TI) e professor Orides Morandin Junior.

📸 Equipe UniFil no evento: Camila, Leandro, Bruno, Magali, Luppi, Ludmila e Tanaka.