Como aliviar a ansiedade: 5 dicas que vão te ajudar

como aliviar a ansiedade

Muitas vezes, a ansiedade pode atrapalhar bastante a nossa vida; confira 5 dicas simples, porém muito eficazes, de como aliviar a ansiedade em sua rotina, independente da situação.

Existem vários fatores que acabam aumentando a nossa ansiedade: pressão do vestibular; a rotina de estudos; o mercado de trabalho; a correria do dia a dia; ou autocobrança, por exemplo.

Mas, ao mesmo tempo que todas essas coisas passam a agir de forma negativa em nossa vida, intensificando a ansiedade e o estresse, existem atitudes bastante eficazes que ajudam a equilibrar e amenizar os sintomas.

Continue a leitura e confira 5 dicas de como aliviar a ansiedade (em qualquer situação). Vamos lá?

1) Concentre-se no que pode controlar

Na maioria das vezes a ansiedade chega mais forte em situações que fogem do nosso controle, e é aí que está a questão. Devemos nos concentrar naquilo que temos controle, que podemos arrumar, modificar ou melhorar.

Os desafios inevitáveis sempre vão surgir e, como o próprio nome diz, são inevitáveis. Então, não se culpe e nem se cobre, foque apenas naquilo que está ao seu alcance e irá fazer a diferença.

2) Dê aquela atenção ao autocuidado

O autocuidado é fundamental para aliviar a ansiedade e está muito aliado à dica anterior, porque é algo que está sob nosso controle. E isso se aplica também à autocompaixão.

Não seja tão duro consigo mesmo e não se cobre tanto. Saiba entender os seus limites. Por isso:

  • Tire um tempo para fazer o que gosta;
  • Durma bem;
  • Tente coisas novas, como meditação;
  • Faça uma atividade física que te dá satisfação;
  • Coma bem, de forma saudável;
  • Converse e encontre os amigos e familiares.

São coisas pequenas que, na maioria das vezes, acabamos deixando de lado. Pense em você e no seu bem-estar e pratique a gentileza consigo mesmo.

3) Tente olhar as coisas de uma maneira diferente

Esse é um exercício difícil, mas que pode fazer toda a diferença em sua vida e no controle da ansiedade.

Algo não saiu do jeito que imaginava? Tente encontrar o que de bom pode tirar disso. Passou por um momento de dificuldade? Foque nos aprendizados que teve nesse período conturbado.

Muitas vezes focamos somente no ruim, no que deu errado, mas esquecemos que algumas coisas são inevitáveis (como já dito lá na primeira dica). Se não pode controlar, não deixe que isso consuma a sua energia. Se tem algum aprendizado ou um algum ponto positivo, abrace e siga em frente.

4) Respire

Parece boba, mas é totalmente o contrário disso. Essa dica vai muito além do ato de respirar mesmo. Quer dizer, basicamente “faça pausas”. No trabalho, nos estudos, na rotina em si, todos nós precisamos de pausas, precisamos de respiros. E é aqui que entra o autocuidado.

Essas pausas podem ser uma meditação, uma atividade física ou uma refeição. Qualquer coisa que te faça bem e que te faça respirar daquilo que está focado.

Pense no seu dia a dia com pausas, afinal, ninguém consegue fazer a mesma coisa por muito tempo, não é?!

5) Não pense muito

Ficar remoendo os problemas, um desafio novo ou aquilo que tem que ser feito, não ajuda. Apenas aumenta a frustração e a ansiedade, piorando a nossa saúde mental. Por isso, evite pensar muito, principalmente nas coisas que já passaram ou ainda estão incertas.

Sempre que possível, deixe a situação rolar, confiando em si, no seu potencial, no que você tem para oferecer. E, mais uma vez, concentre-se naquilo que tem controle e que te faz bem. Tente sempre olhar de uma maneira positiva para tudo.

Gostou dessas dicas? Deixe a sua opinião aqui nos comentários!

Leia também: Como manter a motivação para estudar? 10 dicas eficientes


Siga a UniFil nas redes sociais:
FACEBOOKINSTAGRAM  | YOUTUBE | LINKEDIN | TWITTER

You Might Also Like

Leave a Reply