Como presidente do Fórum Desenvolve Londrina, professor ressalta participação da UniFil na cidade
Sugerir caminhos para o desenvolvimento sustentável de Londrina com pesquisa de temas relevantes, diagnóstico de entraves e propostas de soluções, sempre projetando a cidade no seu centenário em 2034. É a contribuição de lideranças e instituições londrinenses agrupadas no Fórum Desenvolve Londrina, atualmente com o professor doutor Leandro Henrique Magalhães, da UniFil, na presidência.
Na próxima quinta-feira (dia 24), às 8h30, será apresentado o Caderno de Estudos 2021 sobre “Pertencimento como Indutor de Ações de Engajamento”. Na entrevista abaixo, o historiador Leandro Magalhães, que representa a UniFil no Fórum desde 2011, relata como é o trabalho e qual a colaboração para a cidade. Ele fala também sobre o envolvimento da UniFil com a comunidade nos 50 anos da instituição.
Para acompanhar a apresentação do Caderno de Estudos na quinta é só acessar: bit.ly/forumestudo21
Na entrevista abaixo, o historiador Leandro Magalhães, que representa a UniFil no Fórum desde 2011, relata como é o trabalho e qual a colaboração para a cidade. Ele fala também sobre o envolvimento da UniFil com a comunidade nos 50 anos da instituição.
O que é o Fórum Desenvolve Londrina?
Professor Leandro: O Fórum Desenvolve Londrina é um movimento de lideranças de diversos segmentos que aglutina a sociedade organizada visando o desenvolvimento sustentável de Londrina. O grupo reúne-se toda quinta-feira pela manhã para pensar e prospectar o futuro, sempre com foco no conceito “Londrina 2034: uma comunidade ativa e articulada, construindo uma cidade humana, segura e saudável, tecnologicamente avançada, integrada com a região Norte do Paraná e globalmente conectada, com uma economia diversificada e dinâmica promovendo o equilíbrio social, cultural e ambiental”.
Como é a participação da UniFil?
A UniFil integra o Fórum Desenvolve Londrina desde sua constituição, nos anos de 2005 e 2006, e nunca deixou de ter representação. Participo em nome da instituição desde 2011, quando foi estudado o tema “O Adolescente em Conflito com a Lei”. São mais de 10 anos nos debates relevantes para Londrina. No ano passado assumi a presidência do Fórum, com mandato de dois anos. É uma posição de grande responsabilidade, diante da importância da atuação do Fórum Desenvolve Londrina e de seus membros no contexto da cidade.
Como a presença da UniFil fortalece a instituição nos cenários local e regional?
A UniFil tem sua imagem fortalecida ao contribuir para os debates e proporcionar à comunidade universitária uma visão ampla sobre a situação atual e as projeções para o desenvolvimento de Londrina. A cada ano o Fórum entrega para a cidade o estudo de um tema relevante, que depois é debatido nas entidades e instituições londrinenses. Já foram abordados recentemente assuntos como Cidades Inteligentes, Economia Criativa e Retenção de Talentos. Em 2021, o enfoque foi “Identidade e Pertencimento como fator de Engajamento”. O objetivo dos estudos é estimular a participação da população na discussão e solução de problemas que envolvem a comunidade, em um ambiente de parceria e cooperação. Muitas proposições já foram implantadas por segmentos empresariais, comunitários e poder público municipal, na busca de melhorias sociais, econômicas ou ambientais. Talvez a ação mais significativa, nos últimos anos, seja o MASTERPLAN, proposta do Fórum desde sua criação. Todos os estudos estão disponíveis no site: www.forumdesenvolvelondrina.
Como são escolhidos os temas estudados pelo Fórum Desenvolve Londrina?
A produção anual do Fórum se caracteriza pela publicação do Manual de Indicadores de Desenvolvimento de Londrina e pela Pesquisa de Percepção sobre Londrina, realizada com a população. Com esses instrumentos, os membros escolhem, consensualmente, um tema ou indicador, sobre o qual o conhecimento é aprofundado. São convidados especialistas para analisar o assunto e os membros do Fórum buscam, a partir de suas experiências, apontar os problemas e as potenciais soluções. Ao final desse trabalho, é publicado um Caderno de Estudos. Em seguida, é promovido o evento “Fórum em Debate”, aberto ao público para ampliar e discutir o tema abordado durante o ano.
No ano passado foi analisado o tema identidade e sentimento de pertencimento do londrinense em relação à cidade. A divulgação do resultado está marcada para dia 24 de março. É possível adiantar algumas informações sobre o estudo?
Foi um tema muito interessante, especialmente para mim, que tenho formação em História e atuo nas áreas de Patrimônio Cultural e Turismo. Na minha visão, só há engajamento em relação à sua rua, seu bairro e sua cidade quando as pessoas se sentem pertencentes. Ou seja, quando se identificam com as situações. Para cuidar melhor do meio ambiente, dos bens culturais, da empregabilidade, dentre outras questões, a população precisa se sentir pertencente. Assim vai perceber que o resultado será algo que também o favoreça. É a partir do sentimento de identidade e pertencimento que há envolvimento. Ao se considerar como parte, a pessoa tem mais probabilidade de se engajar nas causas da cidade. É um trabalho relevante. Acredito que a leitura do estudo contribuirá para um entendimento mais aprofundado sobre a cidade de Londrina.
A UniFil está completando 50 anos agora em 2022. O crescimento, a afirmação e a marca de qualidade da instituição são fatores de pertencimento em relação a Londrina?
Toda instituição deve se orgulhar de atingir a importante marca de 50 anos, em especial uma que atua no ensino superior. A história da UniFil se confunde, em grande parte, com a história da cidade de Londrina, pertencendo a ela. A reafirmação da UniFil como uma instituição londrinense é o resultado não apenas dos profissionais que são colocados no mercado ano a ano, mas também dos projetos desenvolvidos, das parcerias, dos inúmeros eventos realizados. É uma instituição que se envolve nas coisas da cidade, o que pode ser indicado pela participação intensa em conselhos municipais, governanças e entidades, como o próprio Fórum Desenvolve Londrina.
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.