Fisioterapia orienta alunos do Vicente Rijo: postura incorreta ao usar tecnologia é um risco

A postura incorreta ao utilizar aparelhos eletrônicos como smartphone, tablet, notebook, computador de mesa e videogame pode acarretar danos ao organismo e provocar dores, redução de funcionalidade, alteração cervical e doenças mais graves. Esses problemas também são causados pela forma inadequada de carregar a mochila escolar, de sentar-se na sala de aula e em casa, no momento de leitura e na frente da TV, nos exercícios na academia e até no lazer com amigos.

Para alertar e orientar sobre riscos e prevenção, alunos do 3o ano matutino e noturno de Fisioterapia da UniFil levaram informações a estudantes do Colégio Vicente Rijo com a atividade “Saude na Escola: bons hábitos posturais e o uso de tecnologias” – da disciplina Extensão Universitária, orientada pela professora Emilly Marciano Marques. Foram duas sessões, uma de manhã e outra à noite, para turmas do ensino médio regular e técnico, formadas em sua maioria por jovens de 16 a 18 anos.

A docente aponta um hábito bem errado: ao usar smartphone e tablet, por exemplo, as pessoas abaixam a cabeça ao invés de elevar o aparelho à altura do rosto. “É uma prática comum e a frequência disso vai causar danos” – ressalta. Outra atitude incorreta é carregar a mochila pesada em um ombro só, forçando um lado do corpo. “As alterações posturais trazem reflexos perigosos. Estudos apontam que já em crianças são identificadas mudanças na postura decorrentes do uso dos aparelhos tecnológicos” – comenta a professora Emilly Marques.

Além de repassar orientações, os alunos de Fisioterapia da UniFil ensinaram aos jovens do Vicente Rijo práticas no dia a dia para corrigir a postura. “Momentos de alongamento, atividade física, posição correta ao sentar-se, evitar sobrecarga de peso, postura ereta ao caminhar e outras atitudes simples contribuem muito para manter o organismo saudável” – adverte a orientadora da atividade. A ação da Fisioterapia foi elogiada pela equipe do colégio. Em junho, os acadêmicos vão retornar com orientações aos colaboradores da instituição, enfocando a saúde do trabalhador.

A coordenadora de Fisioterapia, professora Heloísa Freiria Tsukamoto, parabeniza os envolvidos na atividade que aproxima a UniFil da comunidade e leva serviços de saúde à população.