A XXII Semana de Teologia da UniFil terá a participação de um dos mais conceituados teólogos da atualidade: o protestante croata e intelectual Miroslav Volf, convidado especial para o colóquio “Exclusão & Abraço – uma reflexão teológica sobre identidade, alteridade e reconciliação”. O tema é título do livro considerado uma das mais prestigiadas obras teológicas que trabalham pautas sociais e dilemas da contemporaneidade. Foi lançado pelo palestrante no início da década de 1990 e desde então tornou-se referência para análise de tensões culturais, étnicas e raciais dos últimos tempos, propondo o diálogo entre sociedades com diferentes perspectivas, religiosas ou não.
“O isolamento social que forçou o distanciamento entre as pessoas provocou diversos tipos de reações: estresse, conflitos emocionais e pânico são alguns exemplos. Houve também quem não aceitou a necessidade de restrições ao convívio público. Tudo isso provocou muitas mudanças nas relações interpessoais. Como o dr. Miroslav Volf expõe no livro, a palestra faz uma reflexão sobre a relevância do perdão, reconciliação, justiça e paz, embasada no exemplo de Jesus”, comenta o professor e reverendo Emerson Mildenberg, coordenador do curso de Teologia da UniFil. A conferência online gratuita será no dia 27 de outubro, às 19h30, com transmissão pelo Youtube.
Miroslav Volf é professor de Teologia e Diretor do Centro de Fé e Cultura na Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Lecionou na Croácia e em Pasadena (Califórnia), foi descrito como um “construtor de pontes teológicas” pelo teólogo alemão Jürgen Moltmann, atuou como consultor para o Escritório de Parcerias Religiosas e de Vizinhança da Casa Branca e por vários anos co-ministrou um curso com o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair sobre globalização. É comentarista frequente sobre questões religiosas e culturais em meios de comunicação populares como CNN, NPR e Al Jazeera.
A Semana de Teologia começa no dia 25, às 19h30, com a conferência do pastor Valdinei Ferreira, titular da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor no Seminário Servo de Cristo e na Faculdade da IPI do Brasil. É autor de diversos livros, entre eles “Bênção da Vulnerabilidade – reflexões em tempos de pandemia”. No dia 26, no mesmo horário, o convidado é o reverendo Mauro Meneguelli, da Igreja Presbiteriana dos Jardins em São Paulo e especialista em tensão e convergência entre Cristo, Igreja e Cultura.
Inscrições no link :  https://bit.ly/3DEIzfE
Texto: Assessoria de Imprensa