10 vantagens do curso de Direito

O curso de Direito oferece bons benefícios para o estudante que opta pela área, indo desde a variedade de ramos de atuação até todo o conhecimento oferecido. Confira detalhadamente as principais vantagens do curso e entenda melhor como funciona a graduação

Sem dúvida nenhuma, o curso de Direito é o mais procurado no Brasil. Lá em 2018, a graduação na área já era a que tinha o maior número de estudantes no país. E a procura ainda continua alta.

A verdade é que optar pelo curso de Direito se torna uma boa opção, porque a graduação oferece diversas vantagens na atuação no mercado de trabalho, além de ser uma profissão extremamente necessária, pois todos os setores da sociedade precisam exercer os seus direitos e seguir as leis.

Vamos entender melhor quais são essas vantagens do curso? Continue a leitura e confira 10 benefícios da graduação.

Vantagens do curso de Direito

1- Diversas áreas de atuação

O Direito é muito amplo, pois oferece aos estudantes diversas áreas de atuação no mercado. Quem está começando a graduação, pode optar por atuar em causas cíveis, ambientais, penais, empresariais, trabalhistas e por aí vai. É um leque de opções que permite ao estudante escolher aquela que mais se identifica ou também mudar de atuação no meio do caminho.

2- Carreira com muitas possibilidades

Assim como a diversidade de áreas de atuação, o profissional formado em Direito também se depara com diversas carreiras em que pode seguir. A pessoa pode optar por ser Juiz de Direito, Defensor Público, Advogado, Promotor, Analista, Delegado ou Procurador. Com isso, o profissional na área não fica preso em apenas uma área de atuação e nem em uma única carreira.

3- Atuação como profissional liberal

Outra boa vantagem da graduação é que o profissional que deseja seguir pela Advocacia pode atuar como um profissional liberal, ou seja, trabalhando por conta própria com seu próprio escritório.

4- Possibilidade de se tornar docente

A docência é mais uma opção para a pessoa formada em Direito. O profissional, após alguns anos de atuação no mercado de trabalho, pode investir na sala de aula, que conta com bastante espaço tanto em instituições públicas quanto privadas. É importante destacar que, na maioria das vezes, o docente precisa ter mestrado e doutorado para poder dar aula. 

5- Concursos públicos

Mais um benefício do curso, talvez o mais almejado pela maioria dos estudantes, é a enorme quantidade de concursos públicos que são realizados na área. Juízes, Delegados, Promotores e Procuradores, por exemplo, são áreas de atuação que necessitam de concurso público. 

Por mais que sejam bastante concorridos, os concursos públicos garantem segurança no mercado de trabalho e ainda oferecem excelentes remunerações.

6- Bons salários

E por falar em remuneração, essa, sem dúvida nenhuma, é uma das principais vantagens que enche os olhos de muitos estudantes que optam pelo curso de Direito. 

É claro que o salário de um profissional varia de acordo com o nível acadêmico, a atuação e a experiência, mas a verdade é que muitas das oportunidades são boas, em especial na área pública, que conta com salários tentadores, fazendo com que a busca e o preparo para concursos públicos seja sempre grande.

7- Está relacionado com outras profissões

Todas as profissões possuem uma legislação, ou seja, regularidades perante a lei que precisam ser seguidas. Assim, o Direito acaba sendo aplicado em todas as profissões. A Medicina por exemplo, possui as suas regulamentações, assim como a Publicidade, o Jornalismo, as Ciências Contábeis e etc.

Com isso, podemos perceber que o curso de Direito pode ser tanto para aquelas pessoas que desejam atuar na área quanto para as pessoas que já possuem uma profissão e queiram ampliar os seus conhecimentos sobre a legislação. 

8- Conhecimento completo das leis

O curso de Direito e a atuação no mercado permitem conhecer por completo as leis que regem o país, o que ajuda a entender quais são os direitos e deveres da sociedade como um todo, além de permitir trabalhar para que o certo seja sempre cumprido. 

9- Ajudar pessoas com o conhecimento adquirido

Nada melhor do que ajudar pessoas, não é mesmo? E essa é uma das grandes vantagens da graduação em Direito: poder usar todo o conhecimento para ajudar a sociedade. E são esses momentos de auxílio que tornam a profissão tão interessante e também gratificante.

10- Capacidade de compreender a sociedade

Com o conhecimento adquirido na graduação, sobre leis, deveres, política e justiça, é possível ter uma compreensão mais assertiva e completa da sociedade, entendendo a importância dos movimentos, as normas do país e as melhorias que precisam ser feitas. 

O perfil do estudante de Direito

Apesar de ser um curso com muitas possibilidades, o Direito é uma área que exige muita dedicação e estudo. Por isso, a pessoa que optar por fazer a graduação precisa:

  • gostar bastante de leitura e escrita;
  • estar preparada para conhecer diversos assuntos;
  • ter a habilidade de desenvolver a argumentação e a inteligência emocional;
  • se comunicar bem;
  • saber lidar com conflitos;
  • trabalhar com técnicas de convencimento

O que esperar da graduação em Direito

Com duração de 5 anos, a graduação em Direito trabalha com disciplinas teóricas e práticas, abordando temas que envolvem sociologia, filosofia, economia, normas, psicologia forense, ciência política, entre outros. É por isso que o estudante precisa gostar da leitura, pois o curso exige muito dessa parte.

Geralmente, as disciplinas práticas acontecem nos últimos semestres da graduação, em que os graduandos são colocados na rotina dos profissionais, em audiências e atendimentos, por exemplo.

Vale destacar que após a graduação, para poder exercer a profissão, o estudante precisa realizar a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e fazer o seu registro.

Curso de Direito da UniFil

Coordenado pelo Dr. Osmar Vieira da Silva, o curso de Direito da UniFil Londrina é o que mais aprova no exame da OAB. O corpo docente é composto por profissionais com competências técnicas e humanas, e a graduação ainda conta com atividades de pesquisa, seminários, simpósios e congressos que garantem maior conhecimento prático aos alunos. 

https://www.youtube.com/watch?v=26xojMz5WcE

Gostou deste conteúdo? Já conhecia todas essas vantagens do curso de Direito? Vamos conversar nos comentários!