Hospital Veterinário da UniFil atende onça parda capturada em Arapongas
A equipe médica do Hospital Veterinário da UniFil está atendendo uma onça parda (sussuarana) capturada ontem à tarde num bairro de Arapongas e constatou que o animal macho, adulto, apresenta boas condições de saúde. O felino pesa 42 quilos e tem aproximadamente quatro anos. Na captura, precisou ser sedado com o uso de dardos.
“A intenção era soltar na sequência, mas como havia muita gente no local e a onça estava bem assustada, houve necessidade de utilizar dose mais reforçada de sedativo”, explica a coordenadora do HV da UniFil, professora e médica veterinária Mariana Cosenza.
A onça chegou ao hospital por volta das 16 horas e logo foi acomodada em lugar adequado. Os veterinários Marcos Shiozawa e Daniele Martina, acompanhados da estagiária Isadora, fizeram os procedimentos de sedação e colaboraram na captura a pedido da Força Verde e Instituto Água e Terra (IAT). Na avaliação, a equipe fez exames de sangue, fezes e coletou informações para uma pesquisa sobre animais tratados no HV da UniFil.
“Estamos estudando doenças infecciosas em felinos e outras espécies de silvestres. Sempre coletamos dados para incluir nesse trabalho científico”, diz a professora Mariana Cosenza.
A onça parda passou a noite em observação e, como está bem saudável, será levada para soltura no início da tarde.
O Hospital Veterinário da UniFil é o único do Norte do Paraná credenciado pela Instituto Água e Terra (IAT) como Centro de Apoio à Fauna Silvestre.
■ Por Assessoria de Imprensa UniFil
Leia também:
Hospital Veterinário da UniFil atende exemplar raro de tamanduá-bandeira
Siga a UniFil nas redes sociais:
FACEBOOK | INSTAGRAM | YOUTUBE | LINKEDIN | TWITTER
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.