Alunas de Psicologia criam a caixinha solidária para socorrer colegas em momento de emergência

Alunas de Psicologia criam a caixinha solidária para socorrer colegas em momento de emergência

Uma ação solidária de um grupo de alunas do 1º ano de Psicologia da UniFil vai disponibilizar itens de higiene pessoal para atender colegas em situações de emergência. Uma caixa com absorventes e outros produtos será colocada em dois banheiros femininos do Campus JK, para socorrer quem precisar.

Com o lema “Pegue quando precisar, Deixe quando puder”, a iniciativa pretende contar com a colaboração das alunas de todos os cursos para reposição dos itens, mantendo a caixinha sempre em condições de suprir as necessidades.

“A ideia surgiu quando vi o aperto de uma amiga”, conta Kaliane Samara Pizzi Zanella, que mobilizou colegas da sua turma e levou a proposta para a coordenação de Psicologia.

absorventes psicologia
📸 Kaliane Zanella, idealizadora do projeto, e a coordenadora de Psicologia professora Patrícia Vaz de Lessa

A professora Patrícia Vaz de Lessa, coordenadora do curso, encampou a sugestão e pediu à Gerência Administrativa da UniFil a confecção das duas caixinhas, feitas de imediato pela equipe da marcenaria.

“É uma atitude muito bacana das alunas, preocupadas com o bem-estar das outras meninas. São conceitos que aprendem na Psicologia, de se colocarem no lugar de outra pessoa. Cuidado, empatia e solidariedade fazem muito bem a qualquer um”, comenta a professora.

Uma caixinha será colocada no banheiro do Bloco F, ao lado da cantina, e a outra no banheiro do térreo do prédio principal da JK. Ambos são utilizados por alunas de Psicologia e também de cursos como Biomedicina, Enfermagem, Nutrição e Farmácia.

“A ideia está lançada, o legal é ter adesão de todos os cursos e levar mais caixinhas para banheiros femininos de todos os campi da UniFil”, reforça a coordenadora Patrícia Lessa.

A idealizadora Kaliane Zanella relata mais sobre a ação solidária:

Como surgiu a iniciativa de colocar as caixinhas nos banheiros?

A partir da ideia de propagar no nosso meio acadêmico a empatia que se faz necessária entre mulheres em todos os ambientes de convivência, em relação ao tema menstrual. Com a ação, formalizamos algo já existente, agora com visibilidade, apoio e acesso a todas nós. O objetivo é ajudar mulheres em momentos de emergência, quando estiverem “desprevenidas”. O importante é saber que podemos sempre contar uma com as outras e passar essa corrente para frente.

Tem relação com o tema da pobreza menstrual?

Acreditamos na importância do debate, quanto mais falarmos e expormos problemas que são reais no nosso país, maiores as chances de caminharmos em direção à reflexão. Dados da ONU apontam que, no mundo, uma em cada dez meninas falta às aulas durante o período menstrual. No Brasil, esse número é ainda maior: uma entre quatro estudantes já deixou de ir à escola por não ter absorventes.

Você acha que outros cursos também podem aderir à ideia das caixinhas nos banheiros de outras áreas da UniFil?

Esperamos que outros cursos se interessem por essa causa, levantando cada vez mais questões nas nossas pautas diárias e, com isso, tornando o ambiente melhor para todos.

Qual a mensagem que deixa para quem vai usar os produtos e também sobre a importância de repor/colaborar.

Esperamos que cada vez mais mulheres possam se beneficiar dessa ação em nossa universidade. Para tanto, contamos com cada uma para a preservação de nossas caixinhas, garantindo mais conforto e segurança a todas nós, para que diante de uma necessidade emergencial possamos utilizar o material. Portanto, quando puder, reponha o conteúdo de forma voluntária.

absorventes psicologia
📸 KSofia Marcolino, Giovanna Levandowski, Maria Luiza Messias, Julia Fontana, Maria Victoria Zandoná, Isabella Mansoner, Marina Cavicchiolli, Rafaela Cardoso e Catarina Guizilini com a professora Patrícia: colegas do 1o ano que participam da ação

■ Por Assessoria de Imprensa UniFil

Leia também:
Projeto Restaurando Londrina alerta sobre violência contra mulher


Siga a UniFil nas redes sociais:
FACEBOOKINSTAGRAM  | YOUTUBE | LINKEDIN | TWITTER

Deixe um comentário