Projeto Restaurando Londrina alerta sobre violência contra mulher

Restaurando Londrina

Estudantes e professores da UniFil participaram ontem à noite da Roda de Conversa “A violência contra a mulher sob o olhar do Direito, da Psicologia e da vítima”, interagindo com profissionais de diferentes áreas o grave problema que coloca em risco a vida, causa grandes transtornos à família e afeta a dignidade da mulher. Participaram como debatedoras a professora de Direito Penal da UniFil Erika Fernanda Hernandez, a assistente social e diretora de Atendimento Especializado à Mulher da Prefeitura de Londrina Lucimar Rodrigues da Silva Alves, a psicóloga Lia Ergas Aguilera, a advogada Vanessa Vilela Berbel e a escritora Talita Souza Cruz (de forma online).

“A intenção foi chamar a atenção de alunas e alunos dos cursos de Direito e Psicologia para a gravidade do tema, apresentando dados que mostram o aumento da violência contra a mulher e orientando sobre como agir na prevenção, combate e acolhimento de vítimas”, comenta o professor de Direito Constitucional João Ricardo Anastácio, coordenador do projeto de pesquisa e extensão Restaurando Londrina, em atividade na UniFil desde 2015.

Restaurando Londrina

O evento no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), no Campus Canadá, foi uma ação do Grupo de Prevenção à Violência contra Mulher, coordenado pela aluna do 5º ano de Direito Marina Simões, dentro do Restaurando Londrina.

“A comunidade universitária precisa estar atenta porque a agressão física, sexual, moral, psicológica e de outras formas pode estar ocorrendo com pessoas próximas. É crime e precisa ser denunciado, assim como o acolhimento à vítima deve ter o suporte profissional”, destaca o professor João Ricardo.

■ Por Assessoria de Imprensa UniFil