Como presidente do Fórum Desenvolve Londrina, professor ressalta participação da UniFil na cidade

Como presidente do Fórum Desenvolve Londrina, professor ressalta participação da UniFil na cidade

Sugerir caminhos para o desenvolvimento sustentável de Londrina com pesquisa de temas relevantes, diagnóstico de entraves e propostas de soluções, sempre projetando a cidade no seu centenário em 2034. É a contribuição de lideranças e instituições londrinenses agrupadas no Fórum Desenvolve Londrina, atualmente com o professor doutor Leandro Henrique Magalhães, da UniFil, na presidência.

Na próxima quinta-feira (dia 24), às 8h30, será apresentado o Caderno de Estudos 2021 sobre “Pertencimento como Indutor de Ações de Engajamento”. Na entrevista abaixo, o historiador Leandro Magalhães, que representa a UniFil no Fórum desde 2011, relata como é o trabalho e qual a colaboração para a cidade. Ele fala também sobre o envolvimento da UniFil com a comunidade nos 50 anos da instituição.

Para acompanhar a apresentação do Caderno de Estudos na quinta é só acessar: bit.ly/forumestudo21

Na entrevista abaixo, o historiador Leandro Magalhães, que representa a UniFil no Fórum desde 2011, relata como é o trabalho e qual a colaboração para a cidade. Ele fala também sobre o envolvimento da UniFil com a comunidade nos 50 anos da instituição.

O que é o Fórum Desenvolve Londrina?

Professor Leandro: O Fórum Desenvolve Londrina é um movimento de lideranças de diversos segmentos que aglutina a sociedade organizada visando o desenvolvimento sustentável de Londrina. O grupo reúne-se toda quinta-feira pela manhã para pensar e prospectar o futuro, sempre com foco no conceito “Londrina 2034: uma comunidade ativa e articulada, construindo uma cidade humana, segura e saudável, tecnologicamente avançada, integrada com a região Norte do Paraná e globalmente conectada, com uma economia diversificada e dinâmica promovendo o equilíbrio social, cultural e ambiental”.

Como é a participação da UniFil?

A UniFil integra o Fórum Desenvolve Londrina desde sua constituição, nos anos de 2005 e 2006, e nunca deixou de ter representação. Participo em nome da instituição desde 2011, quando foi estudado o tema “O Adolescente em Conflito com a Lei”. São mais de 10 anos nos debates relevantes para Londrina. No ano passado assumi a presidência do Fórum, com mandato de dois anos. É uma posição de grande responsabilidade, diante da importância da atuação do Fórum Desenvolve Londrina e de seus membros no contexto da cidade.

Como a presença da UniFil fortalece a instituição nos cenários local e regional?

A UniFil tem sua imagem fortalecida ao contribuir para os debates e proporcionar à comunidade universitária uma visão ampla sobre a situação atual e as projeções para o desenvolvimento de Londrina. A cada ano o Fórum entrega para a cidade o estudo de um tema relevante, que depois é debatido nas entidades e instituições londrinenses. Já foram abordados recentemente assuntos como Cidades Inteligentes, Economia Criativa e Retenção de Talentos. Em 2021, o enfoque foi “Identidade e Pertencimento como fator de Engajamento”. O objetivo dos estudos é estimular a participação da população na discussão e solução de problemas que envolvem a comunidade, em um ambiente de parceria e cooperação. Muitas proposições já foram implantadas por segmentos empresariais, comunitários e poder público municipal, na busca de melhorias sociais, econômicas ou ambientais. Talvez a ação mais significativa, nos últimos anos, seja o MASTERPLAN, proposta do Fórum desde sua criação. Todos os estudos estão disponíveis no sitewww.forumdesenvolvelondrina.org.br/estudos

Como são escolhidos os temas estudados pelo Fórum Desenvolve Londrina?

A produção anual do Fórum se caracteriza pela publicação do Manual de Indicadores de Desenvolvimento de Londrina e pela Pesquisa de Percepção sobre Londrina, realizada com a população. Com esses instrumentos, os membros escolhem, consensualmente, um tema ou indicador, sobre o qual o conhecimento é aprofundado. São convidados especialistas para analisar o assunto e os membros do Fórum buscam, a partir de suas experiências, apontar os problemas e as potenciais soluções. Ao final desse trabalho, é publicado um Caderno de Estudos. Em seguida, é promovido o evento “Fórum em Debate”, aberto ao público para ampliar e discutir o tema abordado durante o ano.

No ano passado foi analisado o tema identidade e sentimento de pertencimento do londrinense em relação à cidade. A divulgação do resultado está marcada para dia 24 de março. É possível adiantar algumas informações sobre o estudo?

Foi um tema muito interessante, especialmente para mim, que tenho formação em História e atuo nas áreas de Patrimônio Cultural e Turismo. Na minha visão, só há engajamento em relação à sua rua, seu bairro e sua cidade quando as pessoas se sentem pertencentes. Ou seja, quando se identificam com as situações. Para cuidar melhor do meio ambiente, dos bens culturais, da empregabilidade, dentre outras questões, a população precisa se sentir pertencente. Assim vai perceber que o resultado será algo que também o favoreça. É a partir do sentimento de identidade e pertencimento que há envolvimento. Ao se considerar como parte, a pessoa tem mais probabilidade de se engajar nas causas da cidade. É um trabalho relevante. Acredito que a leitura do estudo contribuirá para um entendimento mais aprofundado sobre a cidade de Londrina.

A UniFil está completando 50 anos agora em 2022. O crescimento, a afirmação e a marca de qualidade da instituição são fatores de pertencimento em relação a Londrina?

Toda instituição deve se orgulhar de atingir a importante marca de 50 anos, em especial uma que atua no ensino superior. A história da UniFil se confunde, em grande parte, com a história da cidade de Londrina, pertencendo a ela. A reafirmação da UniFil como uma instituição londrinense é o resultado não apenas dos profissionais que são colocados no mercado ano a ano, mas também dos projetos desenvolvidos, das parcerias, dos inúmeros eventos realizados. É uma instituição que se envolve nas coisas da cidade, o que pode ser indicado pela participação intensa em conselhos municipais, governanças e entidades, como o próprio Fórum Desenvolve Londrina.

Fórum Desenvolve Londrina UniFil
📸 Professor Leandro Henrique Magalhães.

Deixe um comentário

health promotion services information male enhancement reviews health and wellness rhino male enhancement where to buy mens health penis enlargement review Erectile Dysfunction: Causes , Symptoms & Prevention best natural ed pills Premature Ejaculation (PE): Causes, Symptoms & Treatment naturally huge male enhancement pills health and wellness rhino male enhancement where to buy sex and relationships testo male enhancement reviews Erectile Dysfunction: Causes , Symptoms & Prevention best natural ed pills Premature Ejaculation (PE): Causes, Symptoms & Treatment naturally huge male enhancement pills health and wellness rhino male enhancement where to buy drugs and supplements does male enhancement pills really work sex and relationships testo male enhancement reviews Health Benefits Of Sexual Intercourse best male enhancement drug to get hard fast Erectile Dysfunction: Causes , Symptoms & Prevention best natural ed pills Premature Ejaculation (PE): Causes, Symptoms & Treatment naturally huge male enhancement pills health promotion services information male enhancement reviews health and wellness rhino male enhancement where to buy mens health penis enlargement review Erectile Dysfunction: Causes , Symptoms & Prevention best natural ed pills Premature Ejaculation (PE): Causes, Symptoms & Treatment naturally huge male enhancement pills