Hospital Veterinário da UniFil ganha destaque com nova fase de cuidados de filhotes de onça


Mais uma vez repercutiu bastante a divulgação da UniFil sobre o tratamento dos filhotes de onça parda Baruk, Baquera e Banjo, que estão sob atenção da equipe do Hospital Veterinário desde 6 de novembro. A notícia sobre a nova etapa de desenvolvimento dos três animais teve destaque na RPC, na RIC, na TV Tarobá, na Folha de Londrina e também em portais de informação.

Após mais de 50 dias em cuidados intensivos, os filhotes agora estão num espaço do viveiro de animais com alimentação diferenciada e medicamentos mais leves. Quando chegaram tinham aproximadamente 20 dias de vida e precisaram receber leite com suplementação em mamadeira e suporte de remédios. O crescimento é satisfatório e cada um já pesa em torno de quatro quilos.


A perspectiva é de permanecerem no HV da UniFil até meados de abril para completar cinco meses de tratamento. Depois serão encaminhados para local indicado pelo Instituto Terra e Água (IAT). “O tratamento é minucioso, exige atenção permanente da equipe do hospital para aceitarem a alimentação, se adaptarem ao ambiente bem diferente do normal e sobreviverem sem a presença da mãe” – relata a médica veterinária Daniele Martina, especialista em animais silvestres. O Hospital Veterinário da UniFil é o único credenciado pelo Governo do Estado no Norte do Paraná como Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS).
Os três filhotes de onça parda foram encontrados por funcionários de uma propriedade rural no momento da colheita da lavoura, no município de Andirá. A mãe desapareceu. Resgatados pela Força Verde, vieram para tratamento no HV da UniFil.

Assista as reportagens nos principais canais de comunicação:

You Might Also Like

Leave a Reply