Midiateca valoriza trabalhos de graduação de Arquitetura e Urbanismo

Os trabalhos finais de graduação em Arquitetura e Urbanismo podem ser pesquisados na Midiateca TFG UniFil, um site criado por alunos e docentes para facilitar a consulta e valorizar a produção criativa e técnica dos formandos. Lançada em dezembro do ano passado, em comemoração aos 40 anos do curso, a exposição virtual já abriga mais de 140 projetos desenvolvidos em 2017 e 2018 por acadêmicos, com temáticas ambiental, comercial, cultural, educacional, esporte, institucional, mobilidade, multifamiliar, paisagístico, patrimônio, projeto urbano, saúde, social, tecnologia e turismo e lazer.

“Pensando em ampliar o debate sobre a cidade, o território e as demandas da sociedade, o site apresenta-se como uma ferramenta de pesquisa e de divulgação, com objetivo de favorecer a integração da comunidade acadêmica e interessados, além de promover o ensino-aprendizagem através da produção de conteúdo do curso”, relata a professora Raquel Salla Morato Leite, uma das organizadoras da plataforma juntamente com os docentes Ivan Prado Jr, Elisa Roberta Zanon e Vanessa Cristina Gaião Moreira.

Ela explica que os TFGs de Arquitetura e Urbanismo possuem características propositivas, de investigação de um problema e apresentação de soluções. A Midioteca reúne uma grande variedade de estudos e ideias dos formandos para projetos inovadores, de recuperação e restauração, de criação de novos ambientes e com várias outras funções arquitetônicas e urbanísticas, todos com possibilidades de execução pelo poder público, iniciativa privada ou terceiro setor.

O site foi elaborado inicialmente em um projeto de extensão pelos alunos Aline Aika Okubo, Felipe Ferreira de Santana, Flavia Garbin Sbardella e Giovanna Tescaro Silva. A atualização será uma ação contínua da coordenação de TFGs, que deve inserir novos trabalhos ainda neste ano. O acesso à Midiateca é aberto a todos os os interessados, pelo link https://sites.google.com/edu.unifil.br/midiatecatfgunifil

Texto: Assessoria de Imprensa