Ministro da Ciência e Tecnologia visita Londrina e ressalta papel das universidades
O papel das universidades é fundamental no fortalecimento do ecossistema de inovação de Londrina e região como suporte na formação de bons profissionais e no desenvolvimento de ações consistentes na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). É a avaliação do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, que visitou a cidade quinta-feira (dia 23) à tarde a convite do deputado federal Filipe Barros.
A UniFil foi representada na recepção ao ministro pelo pró-reitor de Graduação, professor Lupercio Fuganti Luppi, a chefe de gabinete da reitoria Ludmila Bailloni e o coordenador dos cursos de Computação e da UniFil Tech, professor Sergio Tanaka. Pelo Colégio e Anglo Londrinense, compareceu o diretor educacional professor Luciano Maia, todos em nome do reitor Eleazar Ferreira que estava viajando.
O ministro Paulo Alvim elogiou o trabalho integrado de instituições de ensino e empresas no Arranjo Produtivo Local de TI (APL de TI), que engloba municípios no eixo de Apucarana a Cornélio Procópio.
“Londrina é referência no Brasil e já está num estágio avançado de atender as demandas empresariais. A sociedade espera das universidades um novo papel, como vetores da transformação”, disse o ministro.
Ele enfatizou que o trabalho conjunto deve focar a cooperação, não a competição.
“O ecossistema é dinâmico, precisa interação e quem não participar fica para trás. O fortalecimento dos setores de TI e de inovação deve ser encarado como política de estado, não de governo. Londrina é referência, desenvolve um conjunto de ações que robusteceu o ecossistema, a cidade está no mapa do país como polo de eventos no segmento”, acrescentou o ministro.
Paulo Alvim reforçou também que o desafio agora é dar visão mais ampla de mundo a Londrina e se preparar para a expansão do ecossistema.
“Com isso, o investimento flui naturalmente, com geração de riquezas e bons postos de trabalho”, declarou.
Os dirigentes da UniFil e do Colégio Londrinense elogiaram o conhecimento do ministro Paulo Alvim sobre o trabalho desenvolvido em Londrina, reafirmaram o compromisso de atuar em conjunto com o setor produtivo e mais uma vez colocaram as instituições à disposição para parcerias na formação de profissionais qualificados.
A UniFil e o Colégio Londrinense são reconhecidos como referência no uso de tecnologia, métodos avançados e experiências inovadoras na educação.
■ Por Assessoria de Imprensa UniFil
Leia também:
UniFil amplia oferta de vagas para cursos de Computação
Siga a UniFil nas redes sociais:
FACEBOOK | INSTAGRAM | YOUTUBE | LINKEDIN | TWITTER
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.