O INÍCIO DE UMA HISTÓRIA

ZAQUEU DE MELO, O INSTITUTO FILADÉLFIA DE LONDRINA E A FUNDAÇÃO DO CESULON

Se formos falar sobre a história da UniFil e até mesmo da história de Londrina, não podemos deixar de mencionar Zaqueu de Melo. Zaqueu de Melo nasceu em 1914, em Monte Carmelo, Minas Gerais. Ele se formou Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano de Campinas, em 1939. Após se formar, Zaqueu casou-se com Isaura Marra de Melo e passou a residir em São João da Boa Vista, onde assumiu o pastorado da Igreja Presbiteriana e lecionou Teologia e Filosofia no Ginásio São Joanense. Ele permaneceu nesta cidade até 1945, quando decidiu vir a Londrina. 

Em Londrina, logo após sua chegada, ele assumiu novamente o pastorado da Igreja Presbiteriana. Ainda em 1945 ele instala o Instituto Evangélico Secundário, que veio a se tornar Ginásio Londrinense, e mais tarde Colégio Londrinense, dando início a vocação educacional do Instituto Filadélfia de Londrina (IFL). Inicialmente o IFL se apresentou como uma sociedade civil de evangélicos e tinha por objetivo o oferecimento de um ensino de caráter cristão aos jovens londrinenses. 

No ano de 1954, Zaqueu de Melo se afastou do comando do IFL para adentrar na política, e foi eleito como Deputado Estadual. Na condição de Deputado Estadual, em 1956 ele propôs a criação de uma instituição de ensino superior em Londrina, que de início ele ideara ser uma instituição de ensino privada, ligada e mantida pelo IFL, porém vendo que seu projeto não agradou a população e parte dos parlamentares, ele decidiu de última hora alterar o seu projeto. O projeto passa então a se tratar de uma instituição de ensino superior pública, mantida pelo estado. Nascia então a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina, a primeira instituição de ensino superior de Londrina e uma das cinco faculdades independentes que em 1971 se juntaram e formaram a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Zaqueu de Melo decidiu se afastar da vida política pois afirmou ter sofrido forte desilusão em razão da corrupção, que já naquela época, estava presente na política brasileira. Ele retomou o comando do IFL em 1971, e logo após assumir anunciou seus planos de retomar seu antigo sonho: uma instituição de ensino superior mantida pelo IFL. 

Em 1971 o IFL mantinha os cursos Ginasial, Colegial de Química, Colegial de Contabilidade, Colegial de Secretariado e Colegial de Magistério. Zaqueu então, toma providências para que nascesse o CESULON, iniciando a construção de um novo prédio no terreno próximo de onde já funcionava o Colégio Londrinense e o Teatro Colégio Londrinense (construído em 1965), que na época era locado pela UEL e servia como o teatro universitário da instituição. A UEL também mantinha alguns cursos seus em anexos do IFL, que são as “salas de madeira” que ainda existem no Campus Sede da UniFil. 

E em 1972 surge o CEULON (Centro Universitário de Londrina), que naquele mesmo ano passa a ser CESULON ( Centro de Estudos Superiores de Londrina).

O CESULON passa a funcionar a partir do Decreto Federal no 70.939 de 04 de agosto de 1972, publicado no DOU de 07/08/1972, com autorização para oferecer os seguintes cursos de graduação: Licenciatura em Ciências Sociais, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Psicologia e Pedagogia. Em seu primeiro vestibular foram oferecidas 400 vagas (sendo 100 vagas para cada curso) e se inscreveram 738 candidatos. Esse vestibular no entanto precisou ser refeito pois aconteceu no dia 15, 16 e 17 de maio de 1972, sendo portanto realizado antes do decreto que oficializou a criação do CESULON. Foi realizado outro concurso de vestibular, realizado nos dias 06, 07 e 08 de agosto de 1972, dessa vez oferecendo 90 vagas para o curso de Licenciatura em Psicologia, 90 vagas vagas para o curso de Licenciatura em Ciências Sociais, 90 vagas para o curso de Licenciatura em Matemática e 135 vagas para o curso de Pedagogia. 

Dar vida a seu antigo sonho produziu profunda satisfação a Zaqueu de Melo, sendo esse um dos últimos feitos de um homem que dedicou sua vida à causa do evangelho e da educação. 

Zaqueu de Melo faleceu no dia 29 de maio de 1979, aos 65 anos.

You Might Also Like

Leave a Reply