Curiosidades históricas sobre a presença ucraniana em Londrina
Por Prof. Dr. Leandro Henrique Magalhães
Londrina recebeu, nas décadas de 1930 e 1940, diversas famílias ucranianas. No Estado do Paraná, vieram primeiro para a região Sul e Sudeste e, em um segundo momento, se direcionaram para o Norte, estimulados pela expansão proporcionada pela Companhia de Terras Norteado Paraná. Direcionaram-se para a região da Warta. Porém, devido a conflitos com poloneses que ali viviam, e a partir da intervenção de Antônio Ostrenski, ucraniano e funcionário da Companhia de Terras, parte mudou-se para a região denominada de Colônia Ucraniana, hoje integrada à cidade de Apucarana. A colônia chegou a ter mais de 100 lotes em 1936, com cerca de 140 famílias. Uma das curiosidades é que a primeira celebração religiosa da região foi ortodoxa, ocorrendo antes mesmo da primeira missa católica (FOLHA DE LONDRINA, 2022).
Segundo dados confirmados por levantamento realizado por Alice Yatiyo Asari e Ruth Youko Tsukamoto e publicados na dissertação de Priscila Martins Fernandes, temos que em Londrina, no ano de 1940, de 2.100 habitações existentes e 10.000 moradores, haviam 172 ucranianos proprietários dos lotes, confirmando a fama da cidade de ser uma Colônia Internacional (FERNANDES, 2010).
E na década de 1970, mais uma curiosidade envolvendo ucranianos: David Elkind, descendente de ucraniano, foi contratado pela prefeitura para fazer a urbanização em volta do Terminal Rodoviário, na avenida Dez de Dezembro. Na ocasião, quando a região dos Cinco Conjuntos estava em formação, teve a oportunidade de dar o nome a principal avenida da região. Teve assim a oportunidade de homenagear seu pai, Saul Elkind, que falecido em 1975 nunca chegou a conhecer a cidade que o homenageara, já que o decreto que denomina a avenida foi publicado em fevereiro de 1981 (SANCHES, 2013).
Fontes
FERNANDES, Priscila Martins. Identidades e Memória de Imigrantes Japoneses Descendentes em Londrina: 1930-1970. 2010. 109 f. Dissertação (Mestre em História Social) – Universidade Estadual de Londrina –UEL. Londrina-PR.
FOLHA de LONDRINA. Ucranianos: Uma “Nova Ucrânia” na Terra Vermelha. Disponível em <https://www.folhadelondrina.com.br/cadernos-especiais/ucranianos—uma-nova-ucrania-na-terra-vermelha-737684.html>. Acessado em 08 de março de 2022.
SANCHES, Bruno, SILVA, Mariante, MORAES, Daniela Reis, MEDEIROS, Talita Sauer (Orgs.). Essa Rua tem História: Memórias e sociabilidades da Saul Elkind. Londrina: Inventário e Proteção do Acervo Cultural de Londrina, 2013.
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.