Aluno de Engenharia de Software integra equipe vencedora do Hackathon da ExpoLondrina

Hackathon ExpoLondrina UniFil

O aluno de Engenharia de Software da UniFil, Gabriel Próspero Silva, é um dos integrantes da equipe que conquistou o primeiro lugar no Hackathon Smart Agro, realizado na 60ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina. Ele e três estudantes de Agronomia da UEL – Wesley da Silva Bento, Eduarda Soares de Farias e Luís Henrique Dutra de Souza – formaram o time Koke e venceram a competição de inovação com um projeto para floricultura.

A solução foi baseada na técnica japonesa da Kokedama – uma alternativa para suspender, sem jardineira, espécies de plantas que precisam de terra. A ideia é voltada principalmente ao público que não tem contato com o meio rural. Pela proposta, o interessado recebe a peça e aprende a usá-la com instruções contidas num aplicativo, que também orienta sobre quando a planta deve ser regada, quando e como fazer a adubação, além de informações e características.

📸 Professora Simone, aluno Gabriel que representou a UniFil e professor Sergio

Gabriel conta que decidiu participar do Hackathon depois que a UniFil estimulou alunos a se inscreverem.

“Meu conhecimento sobre agronegócio é mínimo, por isso fui atrás de pessoas mais capacitadas na área. Chamei meu amigo Luiz, ele convidou a Eduarda e ela falou com o Wesley. Os três da Agronomia da UEL. Não tínhamos ainda uma proposta, mas a vontade de ganhar. Logo a Eduarda trouxe uma ideia maravilhosa para a mesa: desenvolver uma empresa para vender os insumos de uma Kokedama em uma box”, relata o acadêmico de Engenharia de Software.

Ele destaca que o trabalho em equipe e a liderança da Eduarda foram determinantes na conquista do primeiro lugar.

“Não fosse a UniFil, certamente não estaria lá nem teria aprendido sobre o mundo agro. Conhecei muita gente, fiz boas amizades e contatos. A participação na equipe Koke foi específica para o Hackathon da Expo, pois já tenho compromisso com outra empresa, fruto de outro Hackathon que a UniFil divulgou. Nessa era o líder e nossa equipe também conseguiu se sair vitoriosa”, explica.

“Achei muito bacana que a equipe vencedora não tem uma tecnologia como o hardware ou software impregnado. Ou seja, vai usar posteriormente. A solução se encaixa no conceito de fazenda urbana, que ganhou força na pandemia como o processo de plantar hortifrutigranjeiros em ambientes fechados, utilizando tecnologias”, diz o diretor de inovação da Sociedade Rural do Paraná, George Hiraiwa, representando a organização da ExpoLondrina.

“Sou aluno bolsista e posso dizer que só tenho lucros estudando na UniFil”, argumenta Gabriel Próspero da Silva.

📸 Professora Simone, aluno Gabriel que representou a UniFil e professor Sergio

Os cursos de Computação da UniFil tiveram cerca de 40 estudantes competindo na quinta edição do Hackathon Smart Agro. A equipe vencedora ganhou prêmio de R$ 5 mil. A segunda colocada ganhou R$ 2 mil e a terceira R$ 1 mil. Os três projetos terão agora suporte da Go Agritech, a aceleradora da Sociedade Rural.

▪ Por: Assessoria de Imprensa da UniFil

Siga a UniFil nas redes sociais: