Qualidade dos trabalhos de Arquitetura da UniFil é elogiada na premiação do concurso TCC em Ação
A boa participação e a qualidade dos trabalhos dos recém-formados em Arquitetura e Urbanismo da UniFil foram elogiadas pelo prefeito Marcelo Belinati e o secretário de Governo Alex Canziani, no evento de premiação do concurso TCC em Ação: “Ideias Inovadoras e Soluções Impactantes”, promovido pela Prefeitura de Londrina. “São propostas que podem ser aproveitadas em políticas públicas municipais”, disseram.
O coordenador de Arquitetura, professor Ivan Prado Junior, e os orientadores dos trabalhos participaram do evento ontem à tarde. Sete graduados pela UniFil ficaram nas primeiras colocações do concurso e receberam certificados.
Abaixo você confere a cobertura realizada pela UTV Londrina:
Conheça um pouco dos projetos finalistas, que podem ser acessados na Midiateca do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniFil, CLICANDO AQUI.
Edilene Sarge Figueiredo
Categoria Habitação
Tema “Habitação para famílias em vulnerabilidade social”
1º lugar
Projeto:
Espaço de Habitar: Infraestrutura Verde como ferramenta de planejamento em Zona Especial de Interesse Social (ZEIS)
Utilizando Soluções baseadas na Natureza (SbN), a proposta é aplicar ferramentas de infraestrutura verde prevendo a melhor ocupação do espaço urbano para as Habitações de Interesse Social (HIS), reforçando tipologias de moradias com qualidade, sistema de mobilidade e apropriação consciente do eixo ambiental de águas e áreas verdes.
Orientadora:
Professora Joseane Pivetta
Heloísa Maria Nascimento Barbetta
Categoria Infraestrutura
Tema “Implantação de cemitério vertical no município de Londrina”
1º lugar
Projeto:
Ressignificação da Passagem
O Trabalho Final de Graduação propõe uma intervenção na área do Cemitério São Pedro, no centro de Londrina, para revitalizar, conectar e ampliar a área de sepultamento existente, implantando um cemitério vertical onde hoje estão as instalações da ACESF. O projeto sugere nova visão sobre a situação atual dos cemitérios, despertando interesse sobre um assunto pouco debatido, trazendo inovações e possibilidades dentro de um espaço que é tão necessário para o desenvolvimento da cidade.
Orientador:
Professor Alessandro Souza Cavalcanti
Bruna Jacometo Teixeira
Categoria Segurança
Tema “Promoção de igualdade de gênero e raça”
1º lugar
Projeto:
Penitenciária Feminina em Londrina
A proposta é efetivar, por meio da arquitetura, a melhoria na qualidade de vida dentro do sistema prisional com uma Penitenciária Feminina, proporcionando uma reintegração bem sucedida com oportunidades de trabalho e sustento às mulheres.
Orientadora:
Professora Esther Encinas Audibert
Isabella Carolina da Silva Gomes
Categoria Turismo e Desenvolvimento
Tema “Atividade física e lazer para a qualidade de vida da população”
1º lugar
Projeto:
Open Mall para Londrina
A proposta é criar um shopping a céu aberto, oferecendo ao público a utilização de ambientes construídos e integrados à natureza, com praças e locais de lazer em um centro comercial. A ideia foi projetada pensando no pedestre e também em formas de dar preferência à utilização dos espaços com maior aproveitamento em dias de descanso.
Orientadora:
Professora Caroline Waldhelm
Jordana Molina
Categoria População vulnerável
Tema “Perfil dos idosos de Londrina”
2º lugar
Projeto:
Centro de Convivência para Idosos na região central de Londrina
A proposta é criar o Centro “Vivere” pensando no bem estar físico, social e mental do idoso. Um espaço para o encontro e a troca de experiências entre as pessoas, uma enriquecendo a vida da outra com suas vivências e histórias. Num terreno de esquina, o Centro de Convivência utiliza a flexibilidade de um pátio para as diversas atividades, a livre circulação e a clareza visual, tão importantes para o público idoso. Com ventilação e iluminação natural dos ambientes, o local abriga salão, salas de oficinas, de informática, de jogos e de leitura, de fisioterapia, cozinha experimental, refeitório e o espaço transcendente, que permite a partilha de trajetórias e acontecimentos da vida. A ideia é ter um edifício chamativo, fazendo a sociedade olhar com mais atenção para a pessoa idosa e suas necessidades.
Orientadora:
Professora Rosalina de Melo Corrêa
Jaqueline Cecília Galleli Piazzalunga
Categoria Esporte, cultura e lazer
Tema “Atividade física e lazer para a qualidade de vida da população”
2º lugar
Projeto:
Arquitetura Social, um centro comunitário para o Jardim São Marcos
O Trabalho Final de Graduação aborda a Arquitetura Social como o direito de a população ter um equipamento público que possibilite a relação social, suprindo deficiências e necessidades de grupos ou indivíduos. A proposta é criar um espaço público em bairro periférico com a implantação de um centro comunitário que reúna atividades educacionais, esportivas, culturais e de lazer no Jardim São Marcos, em Londrina.
Orientadora:
Professora Raquel Salla Morato Leite
Felipe Ferreira de Santana
Categoria Esporte, cultura e lazer
Tema “Soluções urbanísticas para a Região Central e bairros do entorno”
3º lugar
Projeto:
Revitalização da Pedreira do Jardim Ideal como Mecanismo de Regeneração Urbana
O trabalho propõe a criação de um parque, que traduz e aplica os conceitos da teoria de Hospitalidade Urbana, priorizando o atendimento das necessidades da população residente na Zona Leste de Londrina. A leitura socioeconômica local evidencia a potencialidade de reintegração do espaço e seu entorno, como mecanismo de Regeneração Urbana.
Orientadora:
Professora Joseane Pivetta