Secretário do Desenvolvimento Sustentável inaugura centro de silvestres no HV da UniFil

O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, e o reitor da UniFil Eleazar Ferreira inauguram oficialmente nesta sexta-feira (dia 16) o primeiro Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS) do estado, que funciona no Hospital Veterinário da universidade. É uma parceria que garante tratamento e reabilitação a espécies vítimas de maus tratos, acidentes, cativeiro ilegal, tráfico e outros crimes ambientais.

O HV da UniFil foi reconhecido como CAFS pelo Governo do Estado em novembro do ano passado e, de lá para cá, atendeu 270 animais silvestres. Já o trabalho de acolhimento à fauna é realizado há mais de sete anos, período em que o hospital tratou de aproximadamente cinco mil animais – informa a coordenadora do HV, médica-veterinária e professora Mariana Cosenza. Ela destaca o alto índice de sucesso, com mais de 80% de salvamento de pacientes.

Atualmente, o HV está com 55 animais silvestres internados para tratamento e reabilitação. A predominância é de aves, mas já passaram pela instituição diversos mamíferos e répteis. Os que mais chamaram atenção foram onça, lobo-guará e tamanduá-bandeira, os dois últimos por serem mais raros na região. Como responsável pela CAFS, a professora destaca o trabalho conjunto com a Força Verde e o Instituto Água e Terra (IAT), que levam para o HV as espécies socorridas, resgatadas e apreendidas.

Mariana Cosenza explica que toda a estrutura do hospital é utilizada para salvar os animais. “Temos equipe especializada e diversificada, equipamentos modernos como raio-X digital e ultrassom, além de laboratórios e centro cirúrgico para dar suporte no atendimento”, comenta. Ela ressalta também o apoio do reitor Eleazar Ferreira. “Desde o início acreditou no trabalho com animais silvestres, que hoje representa um diferencial no hospital da UniFil”, afirma a professora.

“A oficialização como CAFS é um reconhecimento ao empenho de toda equipe e à contribuição da UniFil na preservação da fauna e do meio ambiente”, declara o reitor. O trabalho do HV contribui ainda para despertar mais interesse dos alunos de Medicina Veterinária pela área de silvestres, bem como permite a realização de ações de educação ambiental com alunos de escolas públicas e particulares de Londrina e região.

A inauguração do CAFS no HV da UniFil será às 8 horas.

Texto: Assessoria de Imprensa