Semana Jurídica recebe quatro mulheres de destaque no Direito

Por: Assessoria de Imprensa UniFil

Quatro mulheres de destaque na área jurídica são as convidadas para palestras e interação com alunos e professores da UniFil. A XXI Semana Jurídica do Direito e a V Semana Jurídica de Serviços Jurídicos EaD começam nesta terça-feira (dia 23) com atividades online e temas bem diversificados: pandemia e consumidor, capacidade de decisão do paciente, justiça restaurativa e redes sociais nas eleições.

No primeiro dia, a advogada Aracelli Mesquita Bandolin Bermejo vai falar sobre “A autonomia do paciente e a necessária tutela da capacidade decisional no ordenamento jurídico brasileiro”, com mediação da professora Loreanne Manuella de Castro França. A palestrante é mestre em Direito Negocial pela UEL e tem escritório de advocacia em Londrina com outros associados.

Quarta-feira, a docente Déa Carla Pereira Nery aborda o tema “Justiça Restaurativa: Direito Penal do inimigo versus Direito Penal do cidadão”, com mediação do professor João Ricardo Anastácio da Silva. Corregedora assistente e delegada de Polícia aposentada, a convidada é doutora pela USP em Direito das Relações Sociais, mestre em “Problemas actuales del Derecho Penal y de la Criminologia” pela Universidade Pablo de Olavide de Sevilha (Espanha) e professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Quinta-feira, a doutora em Direito Público pela Universidade Federal de Minas Gerais, Marilda Silveira, faz a palestra sobre “O impacto das redes sociais nas eleições de 2022”, com mediação do aluno Gabriel Veloso, presidente do Centro Acadêmico de Direito XI de Abril. No início de julho, a palestrante foi indicada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em lista tríplice para uma vaga no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela é Coordenadora Regional da Transparência Eleitoral e professora de Direito Administrativo e Eleitoral.

Na sexta-feira, encerrando a programação, a convidada é a Secretária Nacional do Consumidor, doutora Juliana Oliveira Domingues, proferindo a palestra “Ações da Senacon na pandemia”, com mediação do professor Anderson de Azevedo. Responsável no Ministério da Justiça pela área do consumidor e docente na Universidade de São Paulo (USP) / Faculdade de Ribeirão Preto, tem doutorado pela PUC/SP e experiência nas áreas do Direito Econômico nacional, internacional e Comércio Exterior.

As quatro palestras começam às 19 horas, com acesso gratuito nas transmissões pelo Youtube. Para alunos de Direito e Serviços Jurídicos da UniFil, a participação representa 20 horas/aula de atividades acadêmicas complementares. Inscrições no Portal de Eventos UniFil.