UniFil forma mais 141 alunos de ensino médio no curso de Pensamento Computacional

Mais 141 alunos de 2º e 3º anos do ensino médio de escolas públicas e particulares de Londrina e região recebem nesta terça-feira (dia 7) o certificado do curso de “Pensamento Computacional”. A formatura começa às 15 horas no Teatro Colégio Londrinense com a presença de dirigentes, gestores, professores e acadêmicos da UniFil e do Colégio Londrinense, representantes do Núcleo Regional de Educação e de colégios, pais e amigos dos formandos.

A iniciativa da UniFil abre oportunidades para adolescentes e jovens desenvolverem habilidades em áreas como programação em diferentes linguagens, sistemas, raciocínio lógico, robótica, criação na web e outros temas relacionados à tecnologia da informação e inovação. “É um despertar para as inúmeras possibilidades que a TI oferece, mostrando à meninada que a computação está presente em todas as profissões e no nosso dia a dia”, comenta o reitor Eleazar Ferreira.

O curso gratuito amplia as perspectivas para quem conquista o certificado. “Londrina e região têm milhares de vagas de empregos no segmento de TI e as empresas querem jovens talentosos e que demonstram capacidade de pensar e agir. O treinamento de Pensamento Computacional já garantiu o encaminhamento de muitos participantes ao mercado profissional e também à formação superior. É compromisso da UniFil contribuir com o crescimento intelectual e pessoal da juventude”, diz o reitor.

A formatura reúne alunos de sete turmas presenciais que concluíram 60 horas de aulas práticas nos laboratórios da UniFil. Coordenado pelo professor Sergio Tanaka e professora Tânia Goulart, o treinamento foi orientado por quatro instrutores e 17 monitores das graduações de Ciência da Computação, Engenharia de Software e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Na cerimônia de formatura serão anunciados os alunos destaque de cada turma.