Veterinária leva alegria e carinho a crianças e idosos na terapia com cães

Alegria, carinho, diversão, integração e até melhora das condições de saúde. São alguns dos bons resultados proporcionados a crianças, adolescentes, adultos e idosos pelas atividades de “Terapia com animais domésticos”, desenvolvidas em projeto de extensão curricular por alunos de Medicina Veterinária da UniFil, orientados pela professora Camila Regina Basso.

Na primeira etapa, de maio a julho, alunos do 3º ano matutino e noturno organizaram ações na Associação Flávia Cristina, na região Norte de Londrina, e no Lar Santo Antonio, em Cambé. Nas visitas às duas instituições, levaram cães e puderam compartilhar da felicidade das pessoas ao interagirem com os animais. Na próxima fase do projeto, em agosto e setembro, os acadêmicos vão retornar aos dois locais para novas atividades.

ASSOCIAÇÃO FLÁVIA CRISTINA – A chegada dos alunos com três cães (dois sem raça definida e um blue heeler) criou um ambiente de descontração e euforia na instituição que atende cerca de 200 crianças e adultos portadores de deficiências física e mental. Foram duas visitas que propiciaram momentos de grande entusiasmo nas brincadeiras com os animais. Os acadêmicos de Medicina Veterinária também orientaram atividades lúdicas para envolver e distrair o público da entidade.

LAR SANTO ANTONIO – O contato dos adultos e idosos com outros três cães (dois da raça samoieda e um shih tzu) igualmente mudou o astral da instituição, que atende 25 pessoas. A professora Camila relata que a equipe da entidade ficou impressionada principalmente com o reflexo positivo no comportamento de dois idosos – um que sofre de depressão e outro que se recusa a sair da cama. “Eles brincaram e recuperaram a alegria, pelo menos por alguns instantes”, conta a docente. Os estudantes ainda levaram doações (fraldas geriátricas e itens de higiene pessoal) e ofereceram um lanche.

A professora Camila Basso assumiu no início do ano a disciplina Projeto de Extensão em Medicina Veterinária e supervisionou as atividades dos alunos. “Dirigentes das duas instituições já pediram para retornarmos porque as visitas fizeram muito bem ao público delas. No Lar Santo Antonio, por exemplo, os idosos sentem carência afetiva e praticamente só se comunicam com o pessoal do atendimento. Muitos perderam contato com a família. Na Associação Flávia Cristina, a interação com os cães contribui para despertar sensações diferentes nas crianças e adolescentes. Foi uma experiência muito gratificante para nossos alunos”, destaca.

Os cães que participaram das visitas pertencem a alunos de Medicina Veterinária, passaram por triagem para avaliação de comportamento e fizeram exames no Hospital Veterinário da UniFil.