Viagem de estudos aproxima alunos do patrimônio arquitetônico do Brasil
Um grupo de alunos de Arquitetura e Urbanismo da UniFil fez uma viagem de estudos para conhecer alguns dos mais importantes cenários do patrimônio arquitetônico do Brasil. Foi uma oportunidade para apreciar de perto diferentes estilos que se transformaram em referências internacionais, desde construções históricas até as modernistas. Cerca de 70 acadêmicos do 2º e 3º anos estiveram nas cidades mineiras de Ouro Preto, Mariana, Brumadinho e Belo Horizonte, depois em Brasília e finalizaram o roteiro em Rio Quente (Goiás).
Coordenado pelo professor Roberto Ikeda, o projeto é uma atividade acadêmica que acrescenta informações técnicas e históricas aos alunos, além de proporcionar integração e lazer. Na visita à sede do Superior Tribunal de Justiça, por exemplo, o grupo participou de um tour arquitetônico orientado pelo servidor e arquiteto Joaquim Gaião Torreão Braz, que participou da construção do prédio do STJ e foi contemporâneo do autor do projeto, o destacado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.
“A visita foi incrível” – comentou a aluna Gabriela Mendes Salvadego, em boletim divulgado pelo setor de comunicação do STJ. Ela ressaltou a oportunidade de ver os detalhes da obra e os diferentes tipos de materiais. O professor Ikeda avaliou que o tour consolida o conhecimento da sala de aula. “Sentir de perto uma obra de Niemeyer é um momento precioso e importante para os alunos”, afirmou, ao lado do professor Ivan Prado Jr, que participou da viagem a convite do grupo.
A passagem pela Capital Federal proporcionou a proximidade com diversas construções de relevância arquitetônica: Palácio do Itamaraty, Catedral de Brasília, Memorial JK, Quartel General, Santuário Dom Bosco, Senado, Câmara dos Deputados, Eixo Monumental e Estádio Mané Garrincha, entre outros locais de destaque.
Antes de Brasília, os alunos da UniFil visitaram as cidades de Ouro Preto e Mariana, onde puderam ver o conjunto de igrejas e museus com arquitetura barroca, do período Brasil Colônia. Em Brumadinho foram ao Instituto Inhotim, que abriga a céu aberto grande quantidade de obras de arte contemporânea. Já em Belo Horizonte, mais uma possibilidade de conhecer o acervo de Niemeyer e outros arquitetos: Museu de Arte e Igreja São Francisco de Assis, na Pampulha, Centro Administrativo do Governo de Minas, Edifício Oscar Niemeyer e muitas outras atrações.
A viagem que partiu em 23 de setembro teve ainda a parada para descanso e diversão, com um dia no Hot Park de Rio Quente. O grupo chegou a Londrina em 1o de outubro. “Certamente um período de muito aproveitamento para os nossos alunos. Um projeto de resultados bem positivos na formação acadêmica e profissional no curso de Arquitetura e Urbanismo da UniFil”, salientou o professor Roberto Ikeda.
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.