Agronomia da UniFil conquista primeiro lugar no Ideathon Smart Agro

Hugo Capeli, Caetano Vezozzo, João Pedro Barbosa, Giovana Vieira, Natália Chimentão e Letícia Plá Gil: campeões do desafio com solução inovadora para controle de praga em lavouras de milho

A equipe CaAl Agro, formada por três alunas e três alunos do curso de Agronomia da UniFil, venceu o Ideathon Smart Agro 2023 com o melhor e mais viável projeto de solução inovadora para dar mais eficiência e sustentabilidade às atividades do campo. Giovana Santos Vieira e Leticia Tominaga Plá Gil (4o ano), Natalia Machado Chimentão (2o ano), Caetano Furlaneto Vezozzo, João Pedro de Souza Bruniere Barbosa e Hugo de Moraes Capeli (1o ano) superaram os concorrentes com um modelo de acessório para aumentar a eficiência na aplicação de defensivo e ampliar o controle da cigarrinha-do-milho, umas das principais pragas da cultura.
A proposta da equipe de Agronomia da UniFil é inédita no mercado e foca em produtores na faixa de 45 a 60 anos, com o desenvolvimento de um acessório prático que não exige grandes recursos tecnológicos. A ideia é acoplar no pulverizador uma barra de fibra de carbono com hastes de alumínio e palas laterais suspensas na vertical, facilitando a aspersão do defensivo no combate à cigarrinha. Entre os benefícios estão a redução do risco da perda da produtividade no milho e diminuição da população de pragas nas plantações. A cigarrinha pode comprometer até 90% das lavouras.
Giovana, Letícia e Natalia já fazem estágio no campo, perceberam os problemas nas áreas de milho e decidiram buscar uma solução para apresentar no Ideathon. “Tivemos todo incentivo do professor Fábio, coordenador do curso, que passou nas salas falando sobre a importância de participarmos do desafio. Levamos a ideia e no evento os colegas da Agronomia se juntaram à nossa equipe. Foi uma experiência muito boa, com imersão de dois dias e a corrida contra o tempo. A conquista do primeiro lugar é um estímulo para participarmos de outros concursos e também mostra que a Agronomia da UniFil prepara bem os alunos”, comentou Giovana. “Apresentamos algo que não existe no mercado, não demanda muita tecnologia e irá resolver um problema real que existe no campo”, acrescentou Letícia.
O coordenador Fábio Suano ressaltou a dedicação e a pró-atividade das alunas e dos alunos. “Esses desafios lançam uma pressão muito grande sobre os alunos. Nossa equipe mostrou que está antenada às dificuldades do dia a dia no campo e reforçou a capacidade de propor soluções viáveis e fáceis de aplicação. Os grandes avanços tecnológicos surgem assim e certamente a ideia da CaAl Agro vai resultar em ganhos para os produtores de milho”, afirmou o professor.

Terceiro lugar também da UniFil

A equipe Smart Milk, com alunos de Computação da UniFil, também se destacou com o terceiro lugar no Ideathon. O grupo formatou proposta para reduzir a perda de leite por bactéria e aumentar o faturamento do produtor. Com apoio de laboratório, o serviço prevê mapeamento de vacas e testes diários de cada animal, com relatórios e resultados disponibilizados em um aplicativo. Para idealizar o projeto, a equipe se baseou em pesquisa apontando que 60% dos produtores de leite sofrem perdas.

A segunda colocada foi a equipe Agro Irrig com proposta de irrigação inteligente para fazendas verticais. Os integrantes são alunos do ensino médio técnico integrado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Estadual de Educação Profissional Maria Lydia Cescato Bomtempo. O Identhon selecionou 13 projetos para o Hackathon Smart Agro, durante a Exposição de Londrina, de 6 a 16 de abril. Os três primeiros colocados ganharam troféus, 10 horas de mentoria com o Sebrae, vaga no curso de Design Sprint e credencial para visitar a ExpoLondrina nos dias 14, 15 e 16 de abril.
O Ideathon Smart Agro reuniu no Parque Ney Braga mais de 150 estudantes de diversas áreas, na competição de sexta-feira à noite até o final de tarde de domingo. “A Sociedade Rural do Paraná tem como objetivo principal fazer o futuro do agronegócio melhor, desde a pré-produção ao pós-consumo. O Ideathon é o início desse ciclo”, disse o diretor de Inovação da entidade, Renan Salvador. O evento teve ainda promoção do Sebrae, Governança das Instituições de Ensino Superior de Londrina e Governança do Agronegócio da região de Londrina (Agro Valley).
Equipe da Computação que ficou em terceiro lugar: Geovana Andrade, Raquel Silva, Pedro Cubaski (formado), Rafaela da Cunha, Bruno Brasilino (UTFPR), Luiz Felipe Silva (Unicesumar), Sergio Sawasaki Tanaka, Felipe Toledo e Matheus Garvão
Por Assessoria de Imprensa