Agronomia da UniFil conquista primeiro lugar no Ideathon Smart Agro

Agronomia da UniFil conquista primeiro lugar no Ideathon Smart Agro

Hugo Capeli, Caetano Vezozzo, João Pedro Barbosa, Giovana Vieira, Natália Chimentão e Letícia Plá Gil: campeões do desafio com solução inovadora para controle de praga em lavouras de milho

A equipe CaAl Agro, formada por três alunas e três alunos do curso de Agronomia da UniFil, venceu o Ideathon Smart Agro 2023 com o melhor e mais viável projeto de solução inovadora para dar mais eficiência e sustentabilidade às atividades do campo. Giovana Santos Vieira e Leticia Tominaga Plá Gil (4o ano), Natalia Machado Chimentão (2o ano), Caetano Furlaneto Vezozzo, João Pedro de Souza Bruniere Barbosa e Hugo de Moraes Capeli (1o ano) superaram os concorrentes com um modelo de acessório para aumentar a eficiência na aplicação de defensivo e ampliar o controle da cigarrinha-do-milho, umas das principais pragas da cultura.
A proposta da equipe de Agronomia da UniFil é inédita no mercado e foca em produtores na faixa de 45 a 60 anos, com o desenvolvimento de um acessório prático que não exige grandes recursos tecnológicos. A ideia é acoplar no pulverizador uma barra de fibra de carbono com hastes de alumínio e palas laterais suspensas na vertical, facilitando a aspersão do defensivo no combate à cigarrinha. Entre os benefícios estão a redução do risco da perda da produtividade no milho e diminuição da população de pragas nas plantações. A cigarrinha pode comprometer até 90% das lavouras.
Giovana, Letícia e Natalia já fazem estágio no campo, perceberam os problemas nas áreas de milho e decidiram buscar uma solução para apresentar no Ideathon. “Tivemos todo incentivo do professor Fábio, coordenador do curso, que passou nas salas falando sobre a importância de participarmos do desafio. Levamos a ideia e no evento os colegas da Agronomia se juntaram à nossa equipe. Foi uma experiência muito boa, com imersão de dois dias e a corrida contra o tempo. A conquista do primeiro lugar é um estímulo para participarmos de outros concursos e também mostra que a Agronomia da UniFil prepara bem os alunos”, comentou Giovana. “Apresentamos algo que não existe no mercado, não demanda muita tecnologia e irá resolver um problema real que existe no campo”, acrescentou Letícia.
O coordenador Fábio Suano ressaltou a dedicação e a pró-atividade das alunas e dos alunos. “Esses desafios lançam uma pressão muito grande sobre os alunos. Nossa equipe mostrou que está antenada às dificuldades do dia a dia no campo e reforçou a capacidade de propor soluções viáveis e fáceis de aplicação. Os grandes avanços tecnológicos surgem assim e certamente a ideia da CaAl Agro vai resultar em ganhos para os produtores de milho”, afirmou o professor.

Terceiro lugar também da UniFil

A equipe Smart Milk, com alunos de Computação da UniFil, também se destacou com o terceiro lugar no Ideathon. O grupo formatou proposta para reduzir a perda de leite por bactéria e aumentar o faturamento do produtor. Com apoio de laboratório, o serviço prevê mapeamento de vacas e testes diários de cada animal, com relatórios e resultados disponibilizados em um aplicativo. Para idealizar o projeto, a equipe se baseou em pesquisa apontando que 60% dos produtores de leite sofrem perdas.

A segunda colocada foi a equipe Agro Irrig com proposta de irrigação inteligente para fazendas verticais. Os integrantes são alunos do ensino médio técnico integrado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Estadual de Educação Profissional Maria Lydia Cescato Bomtempo. O Identhon selecionou 13 projetos para o Hackathon Smart Agro, durante a Exposição de Londrina, de 6 a 16 de abril. Os três primeiros colocados ganharam troféus, 10 horas de mentoria com o Sebrae, vaga no curso de Design Sprint e credencial para visitar a ExpoLondrina nos dias 14, 15 e 16 de abril.
O Ideathon Smart Agro reuniu no Parque Ney Braga mais de 150 estudantes de diversas áreas, na competição de sexta-feira à noite até o final de tarde de domingo. “A Sociedade Rural do Paraná tem como objetivo principal fazer o futuro do agronegócio melhor, desde a pré-produção ao pós-consumo. O Ideathon é o início desse ciclo”, disse o diretor de Inovação da entidade, Renan Salvador. O evento teve ainda promoção do Sebrae, Governança das Instituições de Ensino Superior de Londrina e Governança do Agronegócio da região de Londrina (Agro Valley).
Equipe da Computação que ficou em terceiro lugar: Geovana Andrade, Raquel Silva, Pedro Cubaski (formado), Rafaela da Cunha, Bruno Brasilino (UTFPR), Luiz Felipe Silva (Unicesumar), Sergio Sawasaki Tanaka, Felipe Toledo e Matheus Garvão
Por Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário