Aluno de Computação desenvolve plataforma para entidade AFEL

Michele, Ana Flávia, Jeferson, professoras Simone Tanaka, Tânia Goulart e professor Anderson Macedo

A Associação Famílias Especiais de Londrina (AFEL) agora dispõe de uma plataforma que reúne informações sobre atividades, projetos, eventos e gestão, aproximando a entidade dos associados, familiares e toda comunidade. O site é uma contribuição do aluno Jeferson Diogo Penteado Shimoda, do 3º ano de Ciência da Computação da UniFil, num projeto como estagiário do Núcleo de Práticas de Informática (NPI).

“Aceitei o desafio e nas conversas com o pessoal da AFEL definimos a criação da plataforma como solução para a necessidade da entidade”, comenta Jeferson, que no trabalho teve a orientação da professora Simone Tanaka. A AFEL foi criada em 2016 por um grupo de mães para lutar pelos direitos dos filhos portadores de deficiência, com ações socioeducativas e de inclusão.
O aluno relata que a Plataforma AFEL facilita o dia a dia da associação. “Fica mais fácil de planejar e acompanhar as ações, produzir relatórios de atividades, fazer a comunicação com o público externo, agrupar dados para os gestores, acessar informações e interagir com associados e órgãos públicos. É um instrumento que agiliza os trabalhos e garante transparência”, diz Jeferson Shimoda.
Ele acrescenta que o site abre espaço para familiares, simpatizantes e público em geral. “Qualquer pessoa pode criar seu acesso com perfil de colaborador. Isso abre oportunidade para surgir novas parcerias com empresas e instituições parceiras, fortalecendo a AFEL”, informa. O site traz ainda um catálogo de produtos comercializados pela entidade para gerar renda e colaborar com sua manutenção.

Jeferson Shimoda teve a contribuição de colegas do NPI e da namorada, apresentando sugestões e apontando soluções em situações mais complicadas. “Sempre que precisei de ajuda da associação, fui muito bem atendido principalmente pela tesoureira Ana Flávia”, diz.  “A parceria do NPI com a AFEL gerou oportunidade de aprendizado ao aluno e criou uma ferramenta para a necessidade dos associados e gestores da associação. Proporcionou ganhos de ambas as partes”, comenta a professora Simone Tanaka.

Sobre a contribuição na formação profissional e como cidadão, Jeferson Shimoda declara: “O curso de Ciência da Computação da UniFil aposta muito em trabalhos práticos e é com a mão na massa que conseguimos aprender de forma rápida e dinâmica, sem se tornar um processo maçante. Foi o maior desafio que enfrentei até agora na faculdade, trouxe aprendizado técnico e de gerenciamento de
 projeto. Como cidadão fica a realização de conseguir ajudar o próximo e fazer algo maior. Um sentimento de felicidade.”
O aluno Jeferson Shimoda com Ana Flávia e Michele Berbert, dirigentes da Associação Famílias Especiais de Londrina
Por Assessoria de Imprensa