Alunos de Agronomia são destaques em iniciação científica e inovação no IDR/IAPAR

Dois alunos de Agronomia da UniFil foram premiados com os melhores trabalhos no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/IAPAR), entre estagiários e bolsistas do CNPq de todas as universidades de Londrina. Gabriel Alencar Loyola, do 2o ano, conquistou o primeiro lugar no XII Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação com projeto sobre melhoramento genético (adaptabilidade e estabilidade de cultivares) para feijão preto no Paraná. Camila Bayer, do 4o ano, foi a primeira colocada no XXX Seminário de Iniciação Científica com projeto de monitoramento em microbiologia do solo.
“É um orgulho para o curso de Agronomia da UniFil alcançar resultados tão expressivos com o desempenho dos alunos, especialmente num instituto de pesquisa agropecuária como o IDR/IAPAR que reúne conceituados pesquisadores, responsáveis por grandes avanços científicos, tecnológicos e de produtividade no agronegócio. As premiações do Gabriel e da Camila confirmam a qualidade de ensino e a capacidade do corpo docente. Servem também de estímulo a todos os alunos, mostrando que estão em condições de chegar longe na futura profissão”, diz o coordenador de Agronomia, professor doutor Fábio Suano de Sousa.
Leia algumas avaliações dos dois alunos sobre a conquista e a graduação na UniFil:
Gabriel Alencar Loyola, aluno do 2o ano (quarto período) de Agronomia
“Comecei a fazer estágio no IDR em agosto de 2021, completei agora o ciclo de um ano de iniciação científica e, em breve, iniciarei outra etapa. A área de estudo foi de melhoramento genético e propagação do feijão. Nos primeiros dias de aula no curso de Agronomia, o professor José dos Santos Neto fez uma palestra de apresentação e citou que é analista no IDR. Logo que terminou, já encaminhei um e-mail dizendo que tinha interesse no estágio. Depois de pouco tempo, ele me chamou para estagiar. Pretendo seguir com a pesquisa, é a área que quero trabalhar futuramente. O tema do trabalho premiado no Seminário do Programa em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação foi Adaptabilidade e estabilidade de cultivares e linhagens de feijão do grupo preto para o estado do Paraná, com orientação do Dr. José dos Santos Neto e coorientação do Dr. Nelson Fonseca Junior e do Me. Elizeu David dos Santos. Com o estágio conseguimos fixar melhor os aprendizados de sala de aula e também aprender mais na área científica. É uma ótima forma de ver como é o dia a dia na área da pesquisa. Assim, o curso de Agronomia da UniFil é realmente excelente, com profissionais altamente capacitados e uma ótima infraestrutura. Foi por meio da faculdade que consegui ter acesso à oportunidade de estágio no IDR.”
– Professor e orientador Dr. José dos Santos Neto, aluno premiado Gabriel e coorientador Elizeu David dos Santos
Camila Bayer, aluna do 4° ano (oitavo período) de Agronomia
“Comecei o estágio em fevereiro de 2021 no laboratório de microbiologia do solo do IDR e em agosto fui selecionada para bolsa de iniciação científica com o projeto de monitoramento de indicadores microbiológicos da qualidade do solo, em uma propriedade em Cambé. Tive grandes oportunidades de assimilar conhecimento e quero continuar redescobrindo meus interesses para a profissão. No trabalho premiado no Seminário do Programa de Iniciação Científica tive orientação do Dr. Arnaldo Colozzi Filho e coorientação da Dra. Andrea Scaramal Menoncin. Não imaginava a classificação em primeiro lugar, mas nunca deixei de lado a dedicação, o esforço, a persistência, o trabalho em equipe e a fé em Deus. O estágio me proporcionou  amplo aprendizado na área profissional/acadêmica e no crescimento pessoal. A oportunidade de trabalhar com a iniciação científica acrescentou muito sobre escrita, elaboração de projetos, apresentação em público, condução de análises laboratoriais e desenvolvimento para a vida profissional. Meus pais sempre me incentivaram, meus orientadores, colegas de laboratório que participaram do projeto e outras pessoas que contribuíram na premiação. A faculdade abriu portas e foi a responsável por ter conseguido o estágio. Agradeço aos docentes, especialmente ao professor Guto que informou sobre a vaga. A UniFil é fundamental com o conhecimento nas aulas, apoio, incentivo e auxílio para os alunos entrarem no mercado de trabalho com sucesso.”
– Coorientadora Dra. Andrea Scaramal Menoncin e a aluna premiada Camila