Medicina Veterinária da UniFil domina seleção para residência na 17a Regional de Saúde

Medicina Veterinária da UniFil domina seleção  para residência na 17a Regional de Saúde
Só deu UniFil no processo seletivo para a Residência Técnica em Gestão em Saúde (RESTEC) da 17a Regional de Saúde, órgão do Governo do Estado com atuação em Londrina e mais 20 municípios. As médicas veterinárias Sâmia Messaggi Silva e Letícia Taguchi Romero conquistaram as vagas no programa como primeira e segunda colocadas, respectivamente. As atividades começam em setembro, com dois anos de duração. Os também recém-formados Cristian Felipe Ferraz da Silva e Carolina Tonssic Falkowski ficaram em terceiro e quarto lugares, compondo a lista de espera.

“É muito grande a satisfação de ver nossos alunos se destacando nos concursos de residência, mestrado, doutorado, trainee e vagas de emprego no serviço público e na iniciativa privada. Representa a boa formação e a melhor preparação da UniFil para o meio acadêmico e o mercado profissional. Em nome do corpo docente, técnicos e demais integrantes da equipe da Medicina Veterinária, parabenizo os quatro egressos e desejo muito sucesso. É uma honra ter contribuído nessa trajetória vitoriosa”, diz a professora Fabiane Sabino, coordenadora da graduação.

Leia os depoimentos/entrevistas das duas médicas veterinárias aprovadas:

Sâmia Messaggi Silva – primeira colocada. Já tinha passado em seleção para residência na UEL e preferiu o programa da Regional de Saúde

Quando se formou?
– Conclui o curso em dezembro de 2021. A colação de grau foi em fevereiro de 2022.

Qual a área de estudo na residência? Quais as atribuições?

– Gestão em Saúde Pública atuando na Divisão de Vigilância em Saúde.

Como foi a seleção? Muita concorrência?

– Foi tranquila, uma vez que eu realizei o estágio curricular na mesma área e sempre tive afinidade com o conteúdo. Havia 10 candidatos.

Planos para futuro, perspectivas na profissão e na área acadêmica.
– Penso em ir me preparando para concursos públicos nessa mesma área.

Como a formação na UniFil contribuiu na tua conquista?

– Tive professores ótimos na graduação, que fizeram me apaixonar pela área desde o segundo ano do curso.

O que destaca no curso de Medicina Veterinária da UniFil?

– A possibilidade de aprender e ter contato com todas as áreas da veterinária, não só apenas em clínica médica e cirúrgica.

=======================

Letícia Taguchi Romero, segunda colocada. Estudou por 10 anos do Colégio Londrinense

Quando se formou?
– Finalizei a graduação em 6 de dezembro de 2021 e colei grau em 10 de fevereiro de 2022.

Qual a área de estudo na residência? Quais as atribuições?
– A Residência Técnica em Gestão em Saúde Pública (RESTEC) tem diversas áreas de atuação nos órgãos de saúde. Na 17a Regional terei a incumbência de apoiar as funções relacionadas à Medicina Veterinária.

Como foi a seleção? Muita concorrência?
– Fiz prova on-line, concorrendo com 10 inscritos para as vagas disponíveis.

Planos para futuro, perspectivas na profissão e na área acadêmica.
– Meu objetivo é passar num concurso público. Durante e após a residência quero continuar estudando e me aprimorando para alcançar minha aprovação. Também está nos planos fazer mestrado e doutorado, sigo pesquisando sobre o assunto.

Como a formação na UniFil contribuiu na tua conquista?

– A UniFil foi essencial por ter um corpo docente tão dedicado e uma ótima estrutura. Creio que a pandemia tenha sido um dos maiores desafios enfrentados pelos alunos e professores nos últimos dois anos, que ocuparam metade da minha formação. Porém, no quesito conteúdo não senti qualquer prejuízo, pois os docentes e a coordenadora Fabiane Sabino se reinventaram para estar próximos da gente, apesar da distância física. A Fabi sempre esteve presente na minha trajetória, até mesmo antes de ser coordenadora. Ela nos ouve e cuida de nós como filhos, até brinca que são os Unifilhos.

O que destaca no curso de Medicina Veterinária da UniFil?
– Um diferencial foi a participação em projetos como o Agente Pet e Focinhos que Salvam, que enchiam o coração de amor por ajudar ao próximo com os conhecimentos na medicina veterinária. O GAESP (Grupo Aplicado a Estudos em Saúde Pública) também teve importância: fui
 diretora de marketing, vice-presidente e presidente do GAESP, pude ouvir e apresentar palestras, desenvolver projetos e atividades acadêmicas com os colegas. Cito a cartilha sobre guarda responsável e a organização de eventos com palestrantes e participantes de todo o Brasil como algumas ações relevantes. Gosto de estar envolvida com a veterinária para o mundo, a atuação sob a perspectiva de saúde única. O curso da UniFil incentiva a participação em projetos de extensão, grupo de estudos e, para quem quer ingressar na clínica, tem um Hospital Veterinário completo e profissionais capacitados para orientar estágios tanto em grandes como em pequenos animais.
Alunas curso medicina Veterinária
Texto e imagens acessória de imprensa.