Medicina Veterinária da UniFil domina seleção para residência na 17a Regional de Saúde

Só deu UniFil no processo seletivo para a Residência Técnica em Gestão em Saúde (RESTEC) da 17a Regional de Saúde, órgão do Governo do Estado com atuação em Londrina e mais 20 municípios. As médicas veterinárias Sâmia Messaggi Silva e Letícia Taguchi Romero conquistaram as vagas no programa como primeira e segunda colocadas, respectivamente. As atividades começam em setembro, com dois anos de duração. Os também recém-formados Cristian Felipe Ferraz da Silva e Carolina Tonssic Falkowski ficaram em terceiro e quarto lugares, compondo a lista de espera.

“É muito grande a satisfação de ver nossos alunos se destacando nos concursos de residência, mestrado, doutorado, trainee e vagas de emprego no serviço público e na iniciativa privada. Representa a boa formação e a melhor preparação da UniFil para o meio acadêmico e o mercado profissional. Em nome do corpo docente, técnicos e demais integrantes da equipe da Medicina Veterinária, parabenizo os quatro egressos e desejo muito sucesso. É uma honra ter contribuído nessa trajetória vitoriosa”, diz a professora Fabiane Sabino, coordenadora da graduação.

Leia os depoimentos/entrevistas das duas médicas veterinárias aprovadas:

Sâmia Messaggi Silva – primeira colocada. Já tinha passado em seleção para residência na UEL e preferiu o programa da Regional de Saúde

Quando se formou?
– Conclui o curso em dezembro de 2021. A colação de grau foi em fevereiro de 2022.

Qual a área de estudo na residência? Quais as atribuições?

– Gestão em Saúde Pública atuando na Divisão de Vigilância em Saúde.

Como foi a seleção? Muita concorrência?

– Foi tranquila, uma vez que eu realizei o estágio curricular na mesma área e sempre tive afinidade com o conteúdo. Havia 10 candidatos.

Planos para futuro, perspectivas na profissão e na área acadêmica.
– Penso em ir me preparando para concursos públicos nessa mesma área.

Como a formação na UniFil contribuiu na tua conquista?

– Tive professores ótimos na graduação, que fizeram me apaixonar pela área desde o segundo ano do curso.

O que destaca no curso de Medicina Veterinária da UniFil?

– A possibilidade de aprender e ter contato com todas as áreas da veterinária, não só apenas em clínica médica e cirúrgica.

=======================

Letícia Taguchi Romero, segunda colocada. Estudou por 10 anos do Colégio Londrinense

Quando se formou?
– Finalizei a graduação em 6 de dezembro de 2021 e colei grau em 10 de fevereiro de 2022.

Qual a área de estudo na residência? Quais as atribuições?
– A Residência Técnica em Gestão em Saúde Pública (RESTEC) tem diversas áreas de atuação nos órgãos de saúde. Na 17a Regional terei a incumbência de apoiar as funções relacionadas à Medicina Veterinária.

Como foi a seleção? Muita concorrência?
– Fiz prova on-line, concorrendo com 10 inscritos para as vagas disponíveis.

Planos para futuro, perspectivas na profissão e na área acadêmica.
– Meu objetivo é passar num concurso público. Durante e após a residência quero continuar estudando e me aprimorando para alcançar minha aprovação. Também está nos planos fazer mestrado e doutorado, sigo pesquisando sobre o assunto.

Como a formação na UniFil contribuiu na tua conquista?

– A UniFil foi essencial por ter um corpo docente tão dedicado e uma ótima estrutura. Creio que a pandemia tenha sido um dos maiores desafios enfrentados pelos alunos e professores nos últimos dois anos, que ocuparam metade da minha formação. Porém, no quesito conteúdo não senti qualquer prejuízo, pois os docentes e a coordenadora Fabiane Sabino se reinventaram para estar próximos da gente, apesar da distância física. A Fabi sempre esteve presente na minha trajetória, até mesmo antes de ser coordenadora. Ela nos ouve e cuida de nós como filhos, até brinca que são os Unifilhos.

O que destaca no curso de Medicina Veterinária da UniFil?
– Um diferencial foi a participação em projetos como o Agente Pet e Focinhos que Salvam, que enchiam o coração de amor por ajudar ao próximo com os conhecimentos na medicina veterinária. O GAESP (Grupo Aplicado a Estudos em Saúde Pública) também teve importância: fui
 diretora de marketing, vice-presidente e presidente do GAESP, pude ouvir e apresentar palestras, desenvolver projetos e atividades acadêmicas com os colegas. Cito a cartilha sobre guarda responsável e a organização de eventos com palestrantes e participantes de todo o Brasil como algumas ações relevantes. Gosto de estar envolvida com a veterinária para o mundo, a atuação sob a perspectiva de saúde única. O curso da UniFil incentiva a participação em projetos de extensão, grupo de estudos e, para quem quer ingressar na clínica, tem um Hospital Veterinário completo e profissionais capacitados para orientar estágios tanto em grandes como em pequenos animais.
Alunas curso medicina Veterinária
Texto e imagens acessória de imprensa.