Alunos de Direito lotam teatro e confirmam prestígio da Semana Jurídica

Mesa de abertura: professores João Ricardo Anastácio e Osmar Vieira, aluno Benjamin Tureti (Centro Acadêmico), empresário Denis Pereira (Iguatemi Agroindustrial, representando patrocinadores) e Sandra Cesar (representando colaboradores)

A XXIII Semana Jurídica da UniFil confirmou o prestígio com a presença de centenas de alunos de Direito que lotaram o Teatro Colégio Londrinense na abertura do evento, segunda-feira (dia 30) à noite. “É uma grande felicidade ver a casa cheia. Dá muita satisfação organizar uma atividade e reunir um público assim”, comentou o professor doutor Osmar Vieira, coordenador geral da Semana Jurídica, agradecendo ao colegiado de Direito, alunos, colaboradores e patrocinadores pelo trabalho conjunto na realização do evento acadêmico.

O primeiro tema abordou “O futuro da Inteligência Artificial e Humana – Tendência e essência”, com o palestrante Flavio Tavares que falou sobre o comportamento das pessoas diante dos avanços da tecnologia. “O ser humano está cada vez mais reproduzindo ações robóticas. Vivemos o dilema da escolha: os algoritmos induzem e conduzem opções e preferências, a inteligência artificial opera dia e noite para saber mais sobre as pessoas” – analisou.

Ele comentou que muito mais mudanças acontecerão no meio jurídico com os recursos tecnológicos. “Já existe ferramenta para checar o potencial de viabilidade de uma ação judicial, por exemplo, comparando a demanda com resultados de centenas de processos julgados. Em outra situação, uma plataforma faz a leitura de contratos e aponta cláusulas que faltam e precisam ser incluídas no documento”, relatou. Para Tavares, o esforço humano deve ser para ampliar a capacidade de elaborar. “O desafio é ser único, incomparável, agir no contrafluxo para ser questionador, recuperar a capacidade de sonhar, ter emoção e brilho nos olhos” – afirmou.

Na segunda palestra, Gustavo Melles falou sobre “Inteligência Artificial, amiga ou ameaça?”. A Semana Jurídica está debatendo ética, caminhos regulatórios, desafios e futuro da humanidade no ambiente da IA. São diversos minicursos hoje e amanhã. Nesta terça, a partir das 19 horas no Teatro Colégio Londrinense, estão programadas duas conferências: “Inteligência Artificial – desafios éticos e jurídicos” com Poliana Dequech e “Mapeando o futuro – interfaces da regulamentação de IA e a proteção de dados pessoais” com Eduardo Lincoln Domingues Caldi.

CANETA LARANJA – Na quarta-feira, o reitor Eleazar Ferreira e o coordenador da graduação Osmar Vieira homenageiam os alunos de Direito que conquistaram as maiores notas no exame da Ordem dos Advogados do Brasil. A “VII Cerimônia de Premiação – Honraria Caneta Laranja“, às 19 horas no teatro, é um reconhecimento da UniFil ao talento e ao desempenho dos melhores classificados e aos demais acadêmicos do quinto ano que de passaram na prova da OAB antes de concluir o  curso.

REVISTA JURÍDICA –  A abertura do evento também marcou o lançamento da 19ª edição da Revista Jurídica da UniFil, que reúne artigos de juristas, doutores e profissionais de destaque no meio jurídico do Brasil. Neste ano, a publicação atingiu a classificação QUALIS A no ranking internacional de qualificação de periódicos. “Ter uma Revista Jurídica com esse nível de qualidade e reconhecimento, num curso de graduação, é um privilégio. As publicações são exigência de programas de mestrado e doutorado. O curso de Direito da UniFil está na vanguarda”, disse o professor Osmar Vieira.

A secretária do colegiado Sandra de Fátima Cesar foi homenageada em nome de todos os colaboradores, assim como o presidente do Centro Acadêmico de Direito Benjamin Palma Tureti representando os alunos do curso. O coordenador salientou ainda a contribuição dos patrocinadores: Iguatemi Agroindustrial, Supergasbras, Aloha Agência de Viagens, Raul Fulgêncio Negócios Imobiliários, Danilo Del’Arco Cursos, Samuka Motors e Fortz Materiais Hidráulicos.

Palestra de Flavio Tavares: Inteligência Artificial e Humana – tendência e essência

Palestra de Gustavo Melles: Inteligência Artificial, amiga ou ameaça?
Teatro lotado na abertura da XXIII Semana Jurídica da UniFil