Geovana da UniFil conquista primeiro lugar da América Latina no intercâmbio Huawei

Geovana da Costa Andrade, do 2º ano de Engenharia de Software, agora vai para a etapa global do intercâmbio “Seeds for the Future 2023”

A equipe da aluna da UniFil Geovana da Costa Andrade, do 2º ano de Engenharia de Software, conquistou o primeiro lugar da América Latina na competição do intercâmbio “Seeds for the Future 2023” (Sementes para o Futuro), da multinacional Huawei. Única estudante de Londrina selecionada para participar do programa, ela e outros nove colegas de grandes universidades brasileiras desenvolveram um projeto de educação nutricional e cultivos orgânicos, integrando inteligência artificial e práticas sustentáveis. O desafio era apresentar ideias de uso de tecnologia para um futuro melhor, dentro dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

A proposta chamada de NECO (Nurturing Education and Crops Organically ou Nutrindo a educação e as colheitas organicamente) consiste em ação para combater a insegurança alimentar no Brasil, inicialmente focada em crianças, utilizando estufas hidropônicas para plantio de alimentos saudáveis em escolas. “Os alunos produzem hortaliças, legumes, frutas e outros itens e depois consomem na própria escola. A intenção é estimular a conscientização sobre alimentação saudável, de forma lúdica. O cultivo em módulos permite plantio com maior diversidade e facilita a implementação em espaços menores. As estufas hidropônicas serão automatizadas” – explica Geovana. O lema do projeto é “Ensine o verde, alimente-se de forma saudável”.

A competição foi uma das tarefas do “Seed for the Future” que reuniu estudantes de todo o Brasil num treinamento online de oito dias sobre temas como 5G, tecnologia em nuvem e inteligência artificial, além de aspectos culturais da China – país de origem da Huawei. “Foi muito legal, tivemos palestras e mentorias com vários profissionais do mundo inteiro” – diz a aluna da UniFil. No desafio de iniciativas tecnológicas e sustentáveis, o grupo dela venceu a etapa de estudantes de graduação e pós do Brasil, depois ganhou a fase latino-americana e agora vai para a disputa global. Geovana e os colegas já garantiram viagem a Bogotá (Colômbia), em dezembro, para encontro com atuais e ex-participantes do “Seeds for the Future”. E tem ainda o prêmio surpresa pelas vitórias no Brasil e na América Latina.

“A Geovana enche a UniFil de orgulho. É uma jovem de muito talento, sempre envolvida nas atividades acadêmicas e projetos oferecidos pela nossa instituição para fortalecer a prática profissional, incentivar o desenvolvimento de habilidades e promover a melhor formação. Já conquistou prêmios em diversos hackathons e outras maratonas, representa a UniFil com muita honra e merece todo reconhecimento e gratidão por confirmar a qualidade da educação que disponibilizamos aos nossos alunos” – afirma o reitor Eleazar Ferreira.

O “Seeds For The Future 2023” é uma iniciativa mundial da Huawei visando inspirar jovens talentos a atuarem na área de tecnologia e liderarem a transformação digital. A cerimônia de encerramento do programa foi na semana passada com dirigentes da companhia no Brasil, representantes da União Internacional de Telecomunicações (ITU), ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Geovana e colegas do grupo vencedor em atividade online: projeto de cultivo de orgânicos em escolas com estufas hidropônicas automatizadas, integrando inteligência artificial e práticas sustentáveis