Alunos de Engenharia de Software vencem Game SAP MUNDIAL

A aluna Geovana da Costa Andrade e o aluno Guilherme Henrique Santos Rodrigues, do 1o ano de Engenharia de Software da UniFil, são os campeões do ERPsim Game SAP MUNDIAL, superando outras quatro equipes de universitários do Brasil e Portugal num jogo online de empreendedorismo e negócios. A competição foi no dia 12 deste mês e a dupla da UniFil venceu com faturamento de R$ 790.060,60, valor três vezes acima do segundo lugar (R$ 203.570,00) e disparado na frente dos demais participantes (que ficaram entre R$ 159 mil e R$ 75 mil).

Geovana informa que o jogo foi sobre ações de mercado usando a plataforma SAP. “As equipes tinham uma empresa com os seis mesmos produtos para simular a venda em três regiões da Alemanha. Foi necessário definir uma estratégia para comprar os produtos, armazenar, distribuir quantidades às regiões e precificar para a venda”, explica a vencedora. O desafio teve quatro rounds com 10 dias cada.
Os armazéns de estoque estavam no sul, norte e oeste da Alemanha, cada área uma com preferências e gostos distintos. “Tivemos que analisar os hábitos de compra e qual a maior oportunidade de venda nas localidades. Os produtos eram os mesmos para as equipes, com os custos iguais. Fizemos tudo utilizando o ERP da SAP e conquistamos os melhores resultados”, relata Geovana Andrade.
“O desafio era aprender e tomar decisões de negócios usando a plataforma SAP numa simulação de mercado. Achamos a proposta interessante e, como é uma multinacional muito importante no mundo corporativo, encaramos o jogo. Vencemos com números bem expressivos em relação aos concorrentes”, comentam Geovana e Guilherme. O jogo não teve premiação, mas certamente vai despertar a atenção da SAP pelo desempenho da equipe da UniFil.

“Parabéns Geovana e Guilherme, vocês mais uma vez confirmam a capacidade, o talento e a habilidade dos alunos da UniFil que sempre são vitoriosos em competições nacionais e internacionais, hackathons e outros desafios. É uma demonstração de visão inovadora, competitividade e de percepção sobre as necessidades e oportunidades do mercado”, diz o reitor Eleazar Ferreira. O coordenador dos cursos de Computação, professor Sergio Tanaka, agradece aos vencedores pela disposição de participar do jogo e representar a UniFil com tanta competência.
Geovana e Guilherme superaram concorrentes num jogo de empreendedorismo e negócios: talento, competência, capacidade para usar plataforma e competitividade