Alunos e professores devem participar de seminário sobre extensão curricular

A participação de alunos e professores de todas as graduações no III Seminário de Curricularização da Extensão é fundamental para fortalecer a integração com a comunidade, ampliar as ações de atendimento aos cidadãos e despertar para a exigência nos currículos de realização de projetos. A programação do evento acadêmico na próxima semana conta com apresentações orais dos projetos em desenvolvimento e oficinas de capacitação, como atividades presenciais, além de uma live e uma palestra online. As inscrições gratuitas podem ser feitas no Portal da UniFil.

De 31 de julho a 2 de agosto, alunos e professores de diversos cursos vão relatar os desafios e os resultados de 15 projetos de extensão curricular em andamento na UniFil. “São práticas que levam serviços e suporte à comunidade com o envolvimento direto de docentes e estudantes. É uma atividade obrigatória nas graduações e todos devem participar em algum momento do curso, conforme o projeto pedagógico de cada um. Os projetos abrem a oportunidade de os alunos vivenciarem em suas áreas a realidade das comunidades e se prepararem melhor para o exercício da futura profissão”, comenta o professor dr. Leandro Henrique Magalhães, coordenador de extensão da UniFil.
No dia 3 de agosto estão programadas a live com o tema “Práticas em Extensão Curricular” e a palestra “Estratégias para Implementação da Extensão Curricular”, ambas com transmissão pelo Youtube. No dia 4, o seminário tem as oficinas sobre “Uso do portfólio no acompanhamento e avaliação das atividades de extensão curricular” e “Usando o Genially para apresentações interativas”, cada uma com duas turmas disponíveis. “O objetivo é qualificar docentes e alunos, trocar experiências, compartilhar dificuldades e êxitos. Além de cumprir as diretrizes curriculares, os projetos precisam levar ações à população”, ressalta o professor.Leandro Magalhães pede aos coordenadores e professores para incentivarem a participação dos alunos. O seminário contabiliza horas de atividades extracurriculares.