O aluno precisa desenvolver habilidades. Na prática, com a mão na massa

O aluno precisa desenvolver habilidades. Na prática, com a mão na massa
Conferência de abertura do PEC Talks com a presença de centenas de professores da UniFil: ampliar o debate sobre tendências na educação 

O aluno precisa ser estimulado a resolver problemas reais e desenvolver projetos em equipe. O modelo de educação que parece ter funcionado para as últimas gerações dá sinais de não atender às expectativas dos alunos de hoje. A tradicional prova está com os dias contados e o foco principal deve ser a aprendizagem do aluno. A universidade tem de ser um local prazeroso, com ambientes de aprendizagem diferentes das salas de aulas de 100 anos atrás e que ainda permeiam a maioria das instituições.

Essas foram algumas das reflexões apresentadas pelo professor doutor Messias Borges Silva, na abertura do 41o Programa de Educação Continuada – PEC Talks 2023. A conferência no Teatro Colégio Londrinense reuniu docentes da graduação, pós-graduação, técnicos, aprendizes e técnico-administrativos da UniFil, em mais uma iniciativa para ampliar o debate sobre transformações e tendências na educação.

Com experiência de estudos em universidades de renome internacional como Harvard e MIT, nos Estados Unidos, além de ações acadêmicas na Dinamarca, Escócia, Inglaterra e Canadá, entre outros países, o palestrante apontou a necessidade de novas posturas e ações de professores e as instituições, relacionadas a currículo, laboratórios e espaços de aprendizagem, recursos de ensino, avaliação e competências. “É preciso transformar o que está ao alcance e criar oportunidades para melhorar”, afirmou.

O conferencista destacou que conhecimento se adquire lendo livros, ouvindo, memorizando fatos e figuras. “Mas é fundamental desenvolver as habilidades dos alunos, com a prática, a mão na massa”, enfatizou. Ele citou a teoria do esquecimento baseada em aulas tradicionais, com escalas de retenção de conteúdo: uma hora depois da aula, o aluno esquece metade; um mês depois, consegue lembrar apenas 5%. “O aluno precisa voltar ao conteúdo para criar memória. A experimentação favorece a aprendizagem e a memorização”, sugeriu.

O Dr. Messias Borges Silva é livre docente em Engenharia de Qualidade pela Unesp, docente da USP, Unesp e tem 42 anos de experiência como professor. Graduado como engenheiro industrial químico pela USP, é mestre em Engenharia Mecânica (Unesp) e doutor em Engenharia Química (Unicamp).


O palestrante convidado professor dr. Messias Borges Silva: “É preciso transformar o que está ao alcance e criar oportunidades para melhorar”

Deixe um comentário

green mamba ed pills trojan male enhancement pills reviews male sexual enhancer medicine natural male enhancement vitamin the 47 hour premature ejaculation cure online does creatine help with sex drive best male sex enhancement pill top gun erection pills genetic solutions 3 in 1 male enhancement formula extacy male enhancement pill male enhancement surgery buffalo ny how long do sexual enhancement pills last which is the best male enhancement kangaroo male sexual enhancement pill does viagra help after prostate cancer sex enhancers for male what men say about helping with taking viagra how many viagra pills will insurance pay for maxsize male enhancement caplet review vardaxyn male enhancement pills can lipitor help with erectile dysfunction how to sex pills work cbd honey sticks product reviews camo cbd gummies what really are the cbd benefits for health reown cbd gummies amazon cbd gummies for pain 50mg can cbd help with anxiety uk how to treat anxiety with cbd oil 3chi hemp gummies and edibles cbd for nerve pain foot why should i take cbd gummies nutritional frontiers cbd gummies cbd rub for muscle pain develop pure cbd products cbd gummies pop on drug test benefits of cbd hemp flower where to buy cbd pain cream near me do cbd products get you high expired cbd gummies