O aluno precisa desenvolver habilidades. Na prática, com a mão na massa

Conferência de abertura do PEC Talks com a presença de centenas de professores da UniFil: ampliar o debate sobre tendências na educação

O aluno precisa ser estimulado a resolver problemas reais e desenvolver projetos em equipe. O modelo de educação que parece ter funcionado para as últimas gerações dá sinais de não atender às expectativas dos alunos de hoje. A tradicional prova está com os dias contados e o foco principal deve ser a aprendizagem do aluno. A universidade tem de ser um local prazeroso, com ambientes de aprendizagem diferentes das salas de aulas de 100 anos atrás e que ainda permeiam a maioria das instituições.

Essas foram algumas das reflexões apresentadas pelo professor doutor Messias Borges Silva, na abertura do 41o Programa de Educação Continuada – PEC Talks 2023. A conferência no Teatro Colégio Londrinense reuniu docentes da graduação, pós-graduação, técnicos, aprendizes e técnico-administrativos da UniFil, em mais uma iniciativa para ampliar o debate sobre transformações e tendências na educação.

Com experiência de estudos em universidades de renome internacional como Harvard e MIT, nos Estados Unidos, além de ações acadêmicas na Dinamarca, Escócia, Inglaterra e Canadá, entre outros países, o palestrante apontou a necessidade de novas posturas e ações de professores e as instituições, relacionadas a currículo, laboratórios e espaços de aprendizagem, recursos de ensino, avaliação e competências. “É preciso transformar o que está ao alcance e criar oportunidades para melhorar”, afirmou.

O conferencista destacou que conhecimento se adquire lendo livros, ouvindo, memorizando fatos e figuras. “Mas é fundamental desenvolver as habilidades dos alunos, com a prática, a mão na massa”, enfatizou. Ele citou a teoria do esquecimento baseada em aulas tradicionais, com escalas de retenção de conteúdo: uma hora depois da aula, o aluno esquece metade; um mês depois, consegue lembrar apenas 5%. “O aluno precisa voltar ao conteúdo para criar memória. A experimentação favorece a aprendizagem e a memorização”, sugeriu.

O Dr. Messias Borges Silva é livre docente em Engenharia de Qualidade pela Unesp, docente da USP, Unesp e tem 42 anos de experiência como professor. Graduado como engenheiro industrial químico pela USP, é mestre em Engenharia Mecânica (Unesp) e doutor em Engenharia Química (Unicamp).

O palestrante convidado professor dr. Messias Borges Silva: “É preciso transformar o que está ao alcance e criar oportunidades para melhorar”