Arquiteta resgata tempos da faculdade e analisa momentos da profissão

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UniFil, Talita di Giacomo trabalha na área com escritório especializado em projetos hospitalares e de saúde. No ano em que o curso completa 40 anos, ela deu um consistente depoimento lembrando do seu período de faculdade, do aprendizado na graduação e do momento de mudanças na profissão com a chegada de novas tecnologias. Também analisa as oportunidades no mercado e reflete sobre desafios da arquitetura diante de imprevistos, como a pandemia. Leia a íntegra do texto produzido pela Talita:
Um novo século: a prancheta e a tecnologia
“Sou natural de Londrina, cidade onde me formei arquiteta e urbanista na UniFil em janeiro/2001, na chegada do século XXI, abrindo todas suas portas para tecnologia e colocando à disposição muitas ferramentas brilhantes de trabalho, trazendo também uma imensidão de sistemas construtivos inovadores, alimentando a criatividade do arquiteto. Tive a sorte de viver a transição da prancheta para o desenho gráfico, essa dupla experiência entre as origens da arquitetura e sua transformação tecnológica, em contínua e plena ascensão. E foi nessa transição que vivi intensamente os cinco anos do curso integral de Arquitetura e Urbanismo da UniFil.”
Arquiteto social, cidadão e criativo
“Desde então, trabalho na área com escritório especializado em projetos de arquitetura hospitalar e da saúde, um campo sensível que me permite ser o arquiteto social que absorve, direciona e propõe ideias de acordo com as necessidades humanas, o arquiteto cidadão engajado e envolvido com a situação, o crescimento e a evolução do seu meio, o arquiteto criativo capaz de apresentar soluções inovadoras, com uma única finalidade – proporcionar a inovação das nossas cidades, do nosso habitat e o bem viver do ser humano.”
Reconhecimento aos professores
“Se me sinto capaz de aplicar toda essa essência em meu trabalho, e também ser uma profissional reconhecida e realizada pela minha profissão, a isso devo o meu reconhecimento especial aos professores que me formaram. Além de excelentes profissionais – e em sua maioria atuantes no mercado de trabalho -, são indivíduos que priorizam a relação mestre-aprendiz de uma forma muito próxima e incentivadora – relações essas, que permanecem até os dias de hoje.”
O curso da UniFil: atualizado e completo

“A arquitetura, por si só, abrange uma infinidade de possibilidades de mercado, e vejo o curso da UniFil muito atualizado, completo e atento em apresentar aos seus alunos todas suas vertentes, o que faz com que se tenha maior segurança na escolha do caminho a seguir após sua conclusão – e o digo por experiência própria. E tendo como base a minha carreira e da maioria dos meus colegas de curso, tenho a convicção de que o objetivo foi alcançado! Mesmo que cada um tenha seguido de forma muito individual um caminho diferente, isso só confirma que o mercado de trabalho abrange esse leque de possibilidades apresentados durante o curso.”

Desafios da profissão e o mercado
“Crises como a que estamos vivendo hoje, provocada pela pandemia do Covid 19, fizeram com que as pessoas mudassem seu modo de viver. Com isso, a arquitetura teve que se adequar a essa nova maneira de vida, nos mostrando que devemos estar em constante aprendizado, estudando e nos atualizando sempre. A profissão sempre teve seus altos e baixos, assim como toda e qualquer profissão, e está diretamente vinculada à situação econômica do país. Situação essa que sempre estará nos rondando, mas acredito que para o profissional engajado e atuante, nunca faltarão boas oportunidades de trabalho.
Arquitetura: conforto, beleza e poesia
“Londrina e região estão em contínuo crescimento e cada vez mais abrindo espaço aos arquitetos. Não só por considerar que a profissão está no auge do seu reconhecimento, mas também por acreditar que o brasileiro tem mais clareza do quão essencial é a nossa profissão. A arquitetura não só proporciona mais conforto ao ser humano, mas também traz poesia aos olhos de quem a vê. O belo também nos faz passar por essa vida com mais leveza!”
Mensagem, provocação e incentivo
“À essa maturidade profissional, devo gratidão à minha formação no curso de Arquitetura e Urbanismo da UniFil. E aqui, deixo minha provocação aos ainda indecisos e minha instigação aos novatos nessa grande jornada arquitetônica, com o pensamento de um ícone da arquitetura mundial – arquiteta Zaha Hadid: “Se quiser uma vida fácil, não seja um arquiteto! Acredito que as coisas podem ser feitas de outra maneira, que a arquitetura pode mudar a vida das pessoas, e que vale a pena tentar!”
No texto de Talita di Giacomo, um relato da formação na UniFil e o pensamento sobre arquitetura: “a profissão está no auge do seu reconhecimento”
Texto: Assessoria de Imprensa