Assaí cria Passaporte Estudantil para jovens estudarem na UniFil

Reunião sobre novas ações em Assaí: chefe de gabinete Paulo Moreira, professor Sergio Tanaka, empresário e PhD em inteligência artificial Aleksandro Montanha, prefeito Michel Tuti Bomtempo e secretário municipal de Tecnologia e Inovação Igor Oliveira
Numa parceria com a UniFil para viabilizar o acesso de jovens à universidade e formar profissionais qualificados em Tecnologia da Informação (TI) e outras áreas, a Prefeitura de Assaí está criando o Passaporte Estudantil para subsidiar a graduação aos estudantes que concluem o ensino médio no município. O prefeito Michel Tuti Bomtempo destaca que o programa deve atender pelo menos 150 alunos que serão matriculados na UniFil e terão os estudos bancados até a conclusão da faculdade.

“É uma ação social para colocar na universidade jovens que jamais teriam condições de fazer o ensino superior, criando uma oportunidade para conquistarem uma profissão e inclusive retribuírem depois com o desenvolvimento de Assaí. O Passaporte Estudantil vai contribuir para incentivar talentos e depois atraí-los para permanecerem no município, valorizando aqueles que se dedicam aos estudos e têm a possibilidade de se tornar profissionais de sucesso, pesquisadores, empreendedores e empresários”, comenta o prefeito.
Tuti Bomtempo diz que a parceria com a UniFil abre as portas para o futuro dos jovens. “É uma universidade de prestígio no Paraná, com ensino de qualidade, estrutura exemplar e professores qualificados. Tem reconhecimento do Ministério da Educação e oferece muitas oportunidades aos alunos”, ressalta o prefeito de Assaí. “Para a UniFil é uma honra receber jovens que se destacam no ensino médico e encontram um programa de estímulo para seguirem com a formação superior. Vamos dar todo apoio ao programa Passaporte Estudantil e estamos abertos a parcerias com outros municípios”, salienta o reitor Eleazar Ferreira.
Assaí está entre os três únicos municípios do Brasil e da América do Sul, juntamente com Curitiba e Ponta Grossa, na lista da Smart21 Communities of 2023 – que seleciona anualmente as 21 cidades mais inteligentes do mundo. O Fórum de Comunidades Inteligentes (ICF), organização do Canadá, analisa programas de governança com enfoque em prosperidade econômica inclusiva, saúde social e riqueza cultural, entre outros princípios, e seleciona concorrentes ao prêmio de Comunidade Mais Inteligente do Mundo. O resultado sai em outubro numa conferência em Nova York.
O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Igor Oliveira, informa que a intenção é matricular os jovens na UniFil no segundo semestre, fazendo do incentivo ao ensino superior uma política pública em Assaí. “É um programa para agregar valores à juventude e potencializar o município. Um projeto modelo. A inovação traz a transformação”, declara. Assaí criou um ecossistema de tecnologia chamado Vale do Sol, unindo poder público, instituições e setor produtivo para fortalecer a educação baseada em inovação, preparação de recursos humanos, criação de oportunidades de empreender e atração de investimentos.