Computação da UniFil conquista 2° e 3° lugares no Hackatur

Alunos dos cursos de Computação conquistaram segundo e terceiro lugares no Hackathon do Turismo 2022, posicionando a UniFil como a instituição de ensino superior com maior número de premiações nas competições em Londrina. Os desafios do Hackatur, que começou sexta-feira e terminou domingo, foram apresentar soluções para setores de Destino Turístico Inteligente e de Smart City.
A equipe MIB (Make it Better), segunda colocada, desenvolveu o aplicativo Intercity para otimizar e atualizar o ecossistema de informações ao turismo disponível na internet, mas que praticamente permanece estático. Os alunos vice-campeões são Bruno Yudi Makis, Fernando Takashi Hayashi, Gabriel Nino e Gabriel Henrique Pereira Camacho.

“Projetamos uma plataforma para o usuário avaliar o local onde esteve, além de poder criar rotas e customizar o passeio de acordo com o seu gosto. A ideia é compartilhar experiências e tornar os dados sempre atualizados, dinâmicos e interativos”, explicam os alunos da UniFil. No tópico Cidade Inteligente, a proposta é fazer um mapeamento baseado na localização e mostrar pop-ups informativos de monumentos históricos, locais turísticos e culturais, com breves resumos em texto e ferramenta em áudio para ampliar a acessibilidade.

A equipe Tour Tech, terceira colocada, apresentou um aplicativo para atualizar informações de turismo e lazer por meio de QR Code disponibilizado em hoteis, locais de eventos e outros espaços. O usuário consegue identificar atividades de seu interesse que estejam próximas a ele, vai acessar avaliações de outras pessoas e saber sobre a acessibilidade nos pontos cadastrados.
Como clientes do aplicativo, empresas de turismo e lazer poderão lançar promoções aos visitantes e à comunidade. “Agilidade, segurança e assertividade para o usuário, além de divulgação, captação e atendimento personalizado às empresas são algumas funcionalidades”, comentam os alunos. O time foi formado por Eron Ponce Pereira, Matheus Vinícius Pires da Silva Garvão, Geovana da Costa Andrade e Sergio Kenji Sawasaki Tanaka com orientação do professor da Computação Wilson Sanches.
Além das premiações no evento, a proposta é pré-incubar os vencedores no Hub de Inovação do Turismo.
Equipe MIB, segunda colocada: Bruno Makis, Fernando Hayashi, Gabriel Nino e Gabriel Camacho, com professor Sergio Tanaka

Equipe Tour Tech, terceira colocada: Eron Pereira, Matheus Garvão, Geovana Andrade e Serginho Tanaka, com professores Wilson Sanches e Sergio Tanaka
Os participantes do Hackaton do Turismo 2022: UniFil tem o maior número de premiações nas competições