Engenharias retomam fôlego e procura por estagiários aumenta bastante

A indústria da construção está retomando o potencial de negócios em Londrina e região com lançamentos de diversos empreendimentos, movimentação da economia e vagas de estágios e empregos. A coordenadora das engenharias Civil, Elétrica e de Produção da UniFil, professora Carolina Alvim, atesta que a procura por estagiários é grande e a universidade tem praticamente todos os alunos em atividade no mercado.

Ela informa que vários segmentos têm ofertas de vagas: construtoras, escritórios de projetos, áreas de estruturas e fundações, coberturas metálicas, obras públicas, fábricas de móveis, transformadores e equipamentos elétricos, energia solar e outras atividades das engenharias. “O mercado está em recuperação, voltando aos melhores momentos de oportunidades. Como já faltam estagiários e profissionais, a remuneração também vem aumentando”, diz a professora Carolina Alvim.

A estudante Isadora Moraes de Lima, do 4o ano de Engenharia Civil, é um exemplo da boa aceitação e alta empregabilidade para alunos da UniFil. Ela faz estágio desde o primeiro ano da graduação: passou pela TIX Engenharia, MRV e agora está na Construtora Yticon, do grupo A.Yoshii, atuando em canteiros de obras de verticais. “A UniFil tem nome forte e o curso prepara alunos para entrarem no mercado com cabeça de profissionais. Isso faz toda diferença no futuro da profissão”, ressalta.
Isadora também percebe a crescente demanda por jovens bem preparados. “Mesmo com crise e pandemia, o mercado está em ascensão e a tendência é evoluir para os tempos de grande movimentação. A profissão de engenheiro civil sempre foi muito desejada”, comenta. Para quem quer entrar na área, ela dá uma dica: “Comece e não desista. O início pode ser difícil, mas é maravilhoso realizar as expectativas das pessoas. Engenheiro não só faz obras, constrói sonhos”,  declara Isadora.
Texto: Assessoria de Imprensa