Equipe da UniFil passa à fase final do HackaSun Agro, em Assaí

Professor Sérgio Tanaka, aluna de Agronomia Giovana Vieira, alunos de Computação Gustavo e Serginho (equipe BioCleanTech, classificada para fase final) e professor Fábio Suano de Souza

A equipe BioCleanTech, formada pelos Sergio Kenji Sawasaki Tanaka e Gustavo Araújo Nakamura (Ciência da Computação) mais a aluna Giovana Santos Vieira (Agronomia), garantiu classificação para a fase final do HackaSun – a primeira edição do hackathon do agronegócio promovida pela Prefeitura de Assaí com apoio do Sebrae e da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná. A etapa Ideathon foi realizada no final de semana, durante a 77a Exposição Agrícola Regional de Assaí – a ExpoAsa.

Os talentos da UniFil desenvolveram projeto para utilizar luz UV-C na eliminação de patógenos que causam prejuízos à avicultura. Eles explicam que, nas granjas de engorda, a cama do aviário – onde as aves são mantidas – normalmente favorece a proliferação de fungos e bactérias que resultam em problemas como a salmonella – fator de risco com 25% ou mais de perda na produção de frangos.
Com o uso da luz UV-C, a equipe calcula ser possível matar de 90% a 99% das bactérias. “É uma tecnologia relativamente barata, de aplicação rápida e simples. Cada lâmpada custa em torno de R$ 50,00 e em no máximo dois dias é possível esterilizar o ambiente da granja. Nossa solução prevê a instalação de um sistema de hastes de metal e trilhos para fixação e circulação das lâmpadas sobre os locais onde estão as aves, com pausas de 20 minutos na iluminação – tempo necessário para aniquilar os patógenos”, argumentam Sergio, Gustavo e Giovana.
Alunos da UniFil na ExpoAsa com os coordenadores Sergio Tanaka e Fábio Suano de Souza, prefeito Tuti Bomtempo e deputada federal Luísa Canziani
O time da UniFil vai disputar o HackaSun Agro com mais quatro equipes, em setembro. Participaram do Ideathon cerca de 90 universitários e estudantes dos ensinos médio e fundamental de Londrina, Cornélio Procópio e Assaí, divididos em 20 grupos. A UniFil foi representada ainda por outros quatro grupos formados pelos alunos Gabriel Rafael de Lemos Pereira, Giovana Rafaela Balbino Bernardes, Isabela Schneid Eisfeld, Leonardo de Castro e Souza, Lucas PInheiro Fernandes, Lucas Waidman de Oliveira, Lucinda Ramos Barbosa de Oliveira, Matheus Vinicius Pires da Silva Garvão, Mendjy Eliaza, Murilo Cavazana Ribeiro, Rafaella Kwinne Silva da Cunha e Vitor Yuuki Horikawa.
As equipes da UniFil tiveram suporte e mentoria dos coordenadores de Computação, professor Sérgio Tanaka, e de Agronomia, professor Fábio Suano de Souza. “Mais uma vez a UniFil se destaca em maratonas tecnológicas, confirmando a boa formação, o potencial de inovação e a competitividade dos nossos alunos. Estão todos de parabéns pela disposição de se dedicar durante todo final de semana. Certamente serão profissionais de destaque”, comentam os docentes.
O prefeito de Assaí Michel Tuti Bomtempo agradeceu pela participação da UniFil na ExpoAsa e destacou o prestígio da universidade em toda a região. “A presença da UniFil fortaleceu o evento e possibilitou aos jovens conhecerem mais sobre as graduações”, afirmou. Colaboradores dos departamentos de Marketing e de Captação estiveram no estande para repassar informações sobre os cursos e o vestibular de julho.