Estagiários de Arquitetura criam Jardim Sensorial para alunos do Ilece Cafezal

Estagiárias Heloísa e Karina, professor Ikeda, diretora do Ilece Suely e gestores Wilson e Luciana: projeto muito bem recebido

Um Jardim Sensorial com diversos sons, cores, texturas, cheiros e muitos paladares para estimular a descoberta dos cinco sentidos, desenvolver a cognição e proporcionar novas sensações. É a proposta de estagiários do Escritório Modelo do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniFil apresentada à direção do Ilece – instituição educacional e de inserção social de pessoas com deficiência intelectual e/ou múltiplas. O projeto foi elaborado para criação do espaço na unidade do Ilece no Conjunto Cafezal, na região Sul de Londrina.

As estagiárias Karina Martini e Heloísa Lopes Dias, juntamente com o professor Roberto Ikeda, entregaram a proposta à diretora Suely Camargo Melhado e aos gestores Luciana Ferreira e Wilson Rossi. “A receptividade foi muito boa, os dirigentes do Ilece gostaram bastante da ideia e agradeceram. Comentaram sobre a importância do Jardim Sensorial para ações de educação, terapia e desenvolvimento de crianças, jovens e adultos atendidos no Ilece”, comenta o professor Ikeda. A intenção é buscar apoio de empresas e voluntários para executar o projeto.

As alunas Karina e Heloísa explicam que o objetivo é despertar os cinco sentidos: visão, tato, olfato, paladar e audição. “O Jardim Sensorial vai reunir plantas, flores, ervas aromáticas e estruturas que imitam texturas dos mais diversos tipos. O espaço terá cores vibrantes, cheiros característicos e, principalmente, poderá trazer alegria aos olhos das crianças e adultos especiais do Ilece” – relatam as autoras, que trabalharam no projeto com outros colegas de Arquitetura de Urbanismo.

“É mais uma contribuição do nosso curso e da UniFil em ações sociais e comunitárias. Uma proposta muito bem elaborada pelos alunos, que usaram criatividade, técnica e sensibilidade num projeto de grande alcance. Vamos colaborar no que for possível para tornar realidade o Jardim Sensorial no Ilece Cafezal” – afirma o professor Roberto Ikeda.

Pranchas detalham proposta: Ilece vai buscar apoio de empresas e voluntárias para construção do espaço na instituição