Fisioterapia em Casa, da UniFil, ganha prêmio de inovação em saúde

O projeto Fisioterapia em Casa, com teleatendimento de alunos da UniFil a pacientes acometidos por dores musculoesqueléticas, foi um dos destaques no 6º Prêmio Inova Saúde Paraná, do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco). No trabalho premiado a professora Flavia Gonçalves Ziegler relatou a experiência de 48 estagiários do curso de Fisioterapia que, diante da suspensão de atendimento presencial em unidades básicas de saúde (UBS) de Londrina por causa da pandemia, seguiram com atividades de movimentação física.

Online ou com vídeos gravados, os alunos orientaram por WhatsApp práticas de aquecimento, mobilizações articulares, fortalecimento, exercícios para coordenação, equilíbrio e alongamento, alcançando mais de 500 participações de agosto de 2020 a junho deste ano. Além de valorizar a produção acadêmica, o prêmio é um reconhecimento ao empenho de estagiários de Fisioterapia da UniFil em UBS, que mesmo com o isolamento social mantiveram a atenção às pessoas que sofrem de dores crônicas.

“A oportunidade de acompanhar os pacientes, ainda que remotamente, foi bastante enriquecedora e proveitosa”, destaca a docente no relato. Ela informa que os grupos eram realizados de forma síncrona, com acompanhamento em tempo real das atividades físicas, e também de maneira assíncrona. “Ao final da terapia ficavam disponibilizados os vídeos com a terapia do dia, para aqueles que não puderam acompanhar”, explica.

Flávia Ziegler, que também é fisioterapeuta da rede municipal de saúde, recomenda a manutenção das ações remotas para levar qualidade de vida aos pacientes e familiares até o retorno dos grupos presenciais em unidades de saúde.

O 6º Prêmio Inova Saúde Paraná fez parte da programação da 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde, que teve como tema central “A saúde em tempos de pandemia: experiências e aprendizados”. O evento foi virtual, no final de semana, e teve 420 trabalhos inscritos nas categorias pesquisa e relatos de experiência em 50 municípios do Paraná.

Professora Flavia Gonçalves Ziegler, autora do trabalho premiado na categoria relato de experiências

Texto: Assessoria de Imprensa