5 dicas para entrevista de emprego!
Se sair bem em um processo seletivo é o que todo mundo deseja, mas o nervosismo e a ansiedade acabam atrapalhando. Por isso, preparamos este texto com importantes dicas para entrevista de emprego que vão fazer muita diferença
Quando surge aquela oportunidade de entrevista de emprego dos sonhos, é claro que chega junto aquele friozinho na barriga e diversos questionamentos que passam pela cabeça: o que vou falar? Como vou me comportar? Como será que vai ser? O que não posso fazer? Isso é completamente normal e acontece com mais pessoas do que você imagina.
Justamente por isso, separamos neste texto algumas dicas para entrevista de emprego que vão ajudar você a se sair muito bem naquela oportunidade que tanto deseja.
Continue a leitura!
Os tipos de entrevista de emprego
Antes de partir para as dicas, é preciso que você compreenda os diversos tipos de entrevista que existem.
Sim, há outros modelos além do padrão que já conhecemos, que é a chamada entrevista comportamental ou de competências. Essa é aquela conversa com o recrutador em que são verificadas as habilidades, experiências, conhecimentos e comportamento do candidato.
Mas existem tipos de entrevista que podem ser bem diferentes, olha só:
- Técnica: dedicada à avaliação dos conhecimentos técnicos do candidato, em que pode ocorrer a aplicação de teste prático.
- Coletiva: bastante comum, visa avaliar diversos candidatos ao mesmo tempo, com a aplicação de testes e dinâmicas.
- Estudo de caso: analisa a capacidade do candidato em solucionar situações reais ou fictícias.
- Painel: aqui o candidato é avaliado por um grupo de entrevistadores que analisa o seu potencial sob diversas perspectivas.
- Telefone: ocorre, geralmente, para fazer um primeiro contato com o candidato, coletando outras informações básicas que não estavam no currículo.
- Vídeo: também muito utilizada, principalmente com a pandemia, esse tipo de entrevista apresenta um ar mais descontraído, mas que também exige a atenção do candidato em relação ao ambiente e à aparência.
- Triagem: utilizada para fazer uma pré-seleção dos candidatos e para confirmar a veracidade das informações do currículo.
- Campo: aqui, o recrutamento da empresa vai até universidades para entrevistar os estudantes que possuem maior destaque em sala de aula.
- Prévia: é uma etapa anterior à entrevista definitiva, que visa avaliar a desenvoltura do candidato.
- Estresse: pouco utilizada, mas que busca analisar o comportamento do candidato em situações estressantes.
É importante destacar que as entrevistas podem tem três maneiras diferentes de condução. Ela pode ser estruturada, onde o recrutador possui o controle com um roteiro de perguntas que o candidato deve responder; não estruturada, em que o candidato cria as suas perguntas diante de diversas situações; e semiestruturada, que é uma mistura das duas anteriores.
5 dicas para entrevista de emprego
1- Estude a empresa e a sua carreira
Esteja preparado para a entrevista, por isso, estude a empresa para onde está se candidatando. Busque pela história, os donos, os serviços prestados e clientes. Essas informações você pode encontrar no próprio site da empresa ou no LinkedIn, por exemplo.
Além disso, esteja com a sua carreira na ponta da língua, como quando começou, empresas que trabalhou, graduação e cursos. Enfim, saiba perfeitamente o que pretende falar sobre a sua carreira, para que não corra o risco de esquecer algum detalhe que pode fazer a diferença.
2- Aplique o método STAR (estrela)
STAR significa Situação + Tarefa + Ação + Resultado, ou seja, você deve mostrar os resultados que teve com os projetos realizados durante a sua vida profissional. Assim, você explica a situação, qual foi a tarefa, a ação tomada para a solução e o resultado obtido.
Com esse método, você consegue mostrar a sua experiência de forma mais estruturada e oferecer ao recrutador o que ele quer, o resultado de tudo.
3- Conte sua carreira por etapas e termine as frases com algo positivo
Ao contar a sua carreira para o recrutador, estruture tudo por etapas, como a fase de aprendizado, o primeiro emprego, os conhecimentos adquiridos, o seu desenvolvimento no mercado e etc. Dessa forma você cria uma conversa organizada.
Para completar, tente sempre terminar as frases com algo positivo, como uma promoção ou o resultado eficiente que teve em um projeto, por exemplo. O objetivo é dar gancho para que o recrutador continue a conversa desse ponto.
4- Ficou com dúvida? Pergunte
Fazer a pergunta certa, no momento certo, pode te destacar durante a entrevista. Nesse caso, faça perguntas sobre a cultura da empresa e o cargo, para mostrar interesse na vaga de emprego. O cuidado deve ser especial para não fazer perguntas simples que poderiam ser respondidas com uma pesquisa na internet.
5- Não crie um personagem
Seja você mesmo na entrevista. Não tente criar um personagem e passar algo que não faz parte de quem você é. O nervosismo e a ansiedade podem atrapalhar, mas responda às perguntas com sinceridade e autenticidade, isso fará você ser lembrado após a conversa.
10 coisas para não fazer durante a entrevista de emprego
- Mentir no currículo e na entrevista;
- Falar mal de suas antigas experiências profissionais;
- Mexer no celular durante a conversa;
- Se distrair com objetos do ambiente;
- Se atrasar (o ideal é chegar sempre com alguns minutinhos de antecedência);
- Ir desinformado sobre a vaga e a empresa;
- Usar roupas que não condizem com o ambiente da instituição;
- Utilizar linguagem de baixo nível;
- Demonstrar falta de interesse;
- Se sentir confortável de mais e, com isso, gerar desconforto.
Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais para ajudar mais pessoas na entrevista de emprego!